Como cuidar da pele seca do meu cachorro


Os cachorro são também animais muito delicados, especialmente no que se refere ao cuidado de sua pele e pelo. Fatores climáticos, alimentação, o uso de determinados produtos de limpeza ou inclusive uma propensão pela raça do seu animal de estimação, podem fazer com que sofra de pele seca, uma condição comum em vários cachorros, que lhes origina um grande incômodo dia a dia. Por isso, é importante saber como cuidar da pele seca do seu cachorro, para melhorar a saúde e favorecer o bem-estar dele.
Se você estiver completamente certo de que seu cachorro não tem pulgas nem carrapatos, mas se coça constantemente, e, além disso, mostra uma pelagem opaca e sem vida, é muito possível que seu animal sofra de pele seca. Nestes casos o mais recomendável é procurar um veterinário para confirmar o diagnóstico e aplicar a medicação adequada, ainda que você também possa pôr em prática algumas recomendações que lhe oferecemos.
A pele avermelhada, ressecada e com crostas é um sinal claro de ressecamento na zona, algo que é importante cuidar para evitar que o animal se machuque coçando-se constantemente. Comece escovando suavemente o pelo do animal e depois dê-lhe um bom banho, desta vez com produtos hipoalergênicos, assim você vai reduzir ao mínimo a possibilidade do animal sofrer. A partir deste momento é conveniente adquirir apenas produtos de limpeza hipoalergênicos para seu cachorro.
Durante o banho massageie bem a pele do seu cachorro, isto ajudará a reduzir a coceira dele ao mesmo tempo que estimula a circulação. É fundamental retirar muito bem os resíduos de xampu para evitar que gerem desconfortos maiores. Você também deverá secar muito bem o animal, prevenindo assim a formação de fungos que poderiam piorar a condição.
É importante que seu cachorro esteja muito bem hidratado, pois isto ajuda a combater o ressecamento da pele. Além de disponibilizar sempre para o animal água fresca e abundante, você pode pôr em prática outras ideias para que seu cachorro tome um pouco mais de líquido e se nutra, por exemplo, servindo um caldo de carne ou frango com um pouco de gordura e sem sal ou especiarias.
Isto além de dar líquido a ele, dará um pouco de gordura a seu corpo, que servirá para combater o ressecamento.
Certifique-se de que ele não esteja tomando banho demais, pois isto pode causar o ressecamento da pele. O animal só deve tomar banho quando se sujar realmente, para evitar o mau cheiro do cachorro existem outras estratégias úteis que não implicam necessariamente um banho. Se quiser estabelecer períodos de tempo, o melhor é dar-lhe banho a cada mês ou mês e meio, você inclusive pode esperar bem mais se o cachorro não estiver realmente sujo, isto ajudará a conservar em melhor estado sua pele e pelo, evitando assim o ressecamento.
Existem muitos produtos para combater o ressecamento da pele, no entanto é muito importante que antes de adquirir qualquer um deles você consulte o veterinário a fim de ter certeza de que é esse o diagnóstico. Aplicar qualquer produto sem indicações pode ser contraproducente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da pele seca do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.