Como cuidar das patas de um cachorro

Como cuidar das patas de um cachorro

Os cachorros usam as suas patinhas o tempo todo, uma vez que elas ajudam a proteger ossos e articulações dos impactos provocados pelo movimento. São ainda capazes de suportar condições climatéricas severas e percorrer terrenos irregulares, pelo que necessitam de uma atenção especial para proteger os tecidos profundos das patas de forma eficaz. Com todas essas funções, é comum que as patinhas do seu companheiro apresentem algum tipo de problema, sendo essencial mantê-las saudáveis e protegidas dessas fatores. Assim como os nosso pés, as almofadinhas nas extremidades são a base do corpo do cão. Para saber como cuidar das patas de um cachorro, continue lendo esse artigo do umComo.

Passos a seguir:
1

Inspeção regular

Para cuidar das patas do seu cachorro, é essencial controlar a sua saúde. Para isso, procure ganhar o hábito regular de verificar a condição das patinhas do seu cachorro, olhando, tocando e segurando nas mesmas. Isto pode ser feito no momento da escovagem ou em momentos de relaxamento com o seu amigo. Acostume o seu cachorro a ser tocado nessa zona para que ele associe esse toque a algo agradável. Isso vai facilitar a hidratação e o corte das suas unhas!

2

Pelo curto

Manter os pelos das patinhas curto é essencial. Muitos cachorros de pelo longo têm pelos entre as almofadinhas, sendo essencial mantê-los aparadinhos para que o seu patudo escorregue e se machuque.

3

Unhas aparadas

Quer você trate desse processo em casa, no centro de estética canina ou no veterinário, aparar as unhas do seu pet regularmente é um dos cuidados essenciais a ter com um cachorro.Se você consegue ouvir o som das unhas batendo no chão enquanto o cachorro caminha, chegou a hora de cortar.

Dica: Confira como cortar as unhas a um cachorro nesse artigo.

4

Almofadinhas hidratadas

Assim como a nossa pele das mãos e dos pés, as almofadinhas das patas do seu cachorro podem ficar rachadas e ressecadas. Não use hidratante para pele humana, pois pode causar problemas nas patas do seu cachorro. Consulte um veterinário para descobrir qual o melhor hidratante para as patinhas do seu pet.

5

Atenção a objetos

Os objetos pequenos podem ficar presos entre as almofadas das patinhas do seu pet. Procure cacos, pedaços de brinquedos, vidros ou outros objetos entre os dedos do cachorro para evitar machucados e manter as patas saudáveis.

6

Massagens nas patinhas

Assim como nós gostamos de massagens nos pés, os cachorros também podem beneficiar de relaxamento com massagens nas patas. Para isso, comece por massagear entre as almofadinhas, passando depois para as zonas entre os dedos. O seu cachorro vai amar a sensação.

Dica: Alguns cães podem estranhar ser tocados nas patas. Para que ele se acostume, procure fazer esse tipo de massagem desde que o seu companheiro é filhote.

7

Cortes

Mesmo que você previna essa situação, o cachorro pode cortar ou arranhas as suas patinhas nas caminhadas e brincadeiras quotidianas. As lesões pequenas podem ser limpas com água e sabão e vedadas com um curativo leve. Se verificar que o corte é grave, recomendamos que leve o seu pet ao veterinário assim que possível para que ele possa tratar a lesão de forma adequada.

8

Cuidados sazonais

Assim como os nossos pés, as patas dos animais estão expostas às condições climatéricas extremas como o calor e o frio. O tempo vai diminuindo a resistência das patinhas ao clima, sendo essencial proteger o animal em temperaturas demasiado altas ou baixas.

Durante os meses de verão, procure ficar longe de de areia quente ou pavimento para prevenir queimaduras. Caso não vá a tempo de apostar na prevenção, pode tratar as queimaduras menores com água corrente e um curativo. Se o cachorro tem queimaduras severas ou bolhas, consulte o veterinário de imediato.

Durante a estação invernal, as baixas temperaturas podem provocar rachaduras e ressecamento nas patinhas do seu pet. Proteja as patinhas com sapatinhos próprios para cachorro, especialmente se o animal sofrer muito com o frio.

9

Agora que já sabe como cuidar das patas de um cachorro, confira esses artigos para que o seu cachorro tenha uma vida plena e uma saúde de ferro:

  • Como dar banho no meu cachorro em casa
  • Como aplicar a pipeta para cães
  • Como tirar os nós do pelo de meu cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das patas de um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.