Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Ave muito popular em toda a América Latina e em parte da América Central[1], o bem-te-vi ou Pitangus sulphuratus é um dos pássaros mais comuns de serem encontrados no território brasileiro. Essa espécie de ave consegue se adaptar facilmente a todos os ambientes, de forma que há uma grande quantidade de bem-te-vis nas grandes metrópoles do nosso país. Se você encontrou um filhote de Bem-te-vi que acabou por cair de seu ninho e deseja ajudá-lo a se recuperar e voltar para a natureza, umCOMO mostrar como cuidar de filhote de Bem-te-vi. Continue lendo para saber mais!

Filhote de bem-te-vi

  • Quando ainda filhote, o bem-te-vi é um pássaro que depende completamente do cuidado e da proteção que lhe é dada pelos pais. A mãe é quem sai em busca do alimento e traz até ao ninho para que o filhote possa se alimentar.
  • O pássaro macho do ninho fica responsável por cuidar da proteção do ninho enquanto o filhote ainda não consegue se defender sozinho.
  • Quando nascem os filhotes de pássaros podem passar de 2 a 3 dias sem precisar dar início à sua nova alimentação fora do ovo, pois eles ainda possuem em seus corpos a alimentação oferecida dentro do ovo pelo vitelo.

Caso você precise cuidar de filhotes de bem-te-vi é importante saber sobre a alimentação desse passarinho. Confira dicas abaixo.

Como alimentar filhote de bem-te-vi

É normal que tenhamos dúvidas sobre como alimentar filhote de bem-te-vi que caiu do ninho. Uma grande vantagem é que esses pássaros são onívoros, isto é, comem de tudo.

O que bem te vi come?

  • Frutas (banana, laranja, pitanga, etc);
  • Insetos;
  • Répteis;
  • Anfíbios;
  • Filhotes e ovos de outros pássaros;
  • Minhocas.

Mas, claro, você deve adaptar a alimentação de acordo com o desenvolvimento do filhote, por exemplo, para um filhote ainda mais novo o mais indicado seria alimentá-lo com frutas e pequenos insetos. Caso precise de uma forma rápida e temporária para alimentar o filhote de Bem-te-vi você pode optar por dar a ele ração para cães filhotes de pequeno porte, porém a ração deve ser umedecida com um pouco de água morna.

Dê a ração ao filhote enquanto ela ainda estiver com a temperatura morna e a textura da ração um pouco mole, porém não dura.

Atenção: é importante saber que não se deve dar leite aos filhotes de bem-te-vi e nem de outros pássaros, pois o leite não faz parte da dieta do pássaro e eles ainda são intolerantes a leite. Pão também não é recomendado para filhotes de pássaros.

Outra coisa que deve ser evitada é dar água para o filhote de bem-te-vi e de outros pássaros, isso porque ao ingerir a água essa irá encher os pulmões do filhote de passarinho e provavelmente ele irá morrer afogado.

Pássaros começam a beber água somente quando já estiverem pulando pela caixa onde você cuida dele, quando ele chegar a esse estágio você poderá introduzir um recipiente com água para que ele mesmo beba quando necessário. Seguindo esses cuidados básicos você não cometerá erros quando for cuidar de um bem-te-vi.

O filhote de bem-te-vi não quer comer, o que fazer?

Se o filhote de bem-te-vi não quer comer, você pode preparar uma papinha para aves e, segurando-o com cuidado, introduzir a alimentação pelo bico abaixo com as mãos ou com uma seringa. Recorra a um pet shop e compre um preparado específico de papinha para aves, que deve ser dissolvido em água mineral e servido em temperatura inferior aos 40ºC.

A papinha deve ter textura cremosa e sem rugosidades, e a dose não deve ultrapassar os 5 ml. Dê papinha quatro vezes por dia por cerca de cinco a dez dias - depois, vá introduzindo outros alimentos e reduzindo a papinha gradativamente.

Gosta de pássaros? Confira nosso artigo sobre Como cuidar dos filhotes de canários.

Quanto tempo demora para um bem-te-vi voar

Para voar, é preciso que primeiro os filhotes de bem-te-vi desenvolvam uma boa plumagem. Os filhotes de passarinho começam a desenvolver as suas plumas após aproximadamente 10 dias, e na terceira semana ele já busca se aventurar fora do ninho e começam a praticar suas técnicas de voo, apesar de ainda serem muito pequenos e frágeis.

Um filhote de bem-te-vi que já está com cerca de 1 mês e meio se alimenta do mesmo que seus pais, normalmente frutas, insetos e algumas poucas sementes que não sejam grandes e duras.

Lembre-se que apesar do seu lindo canto, os bem-te-vi são um tanto quanto agressivos, principalmente quando estão se sentindo ameaçados. Por isso, costumam buscar locais altos para se estabelecerem. Seus principais predadores incluem a cobra sucuri, o gaviãozinho, o gavião-miúdo e a coruja jacurutu.

As calopsitas também são aves muito populares e muitas pessoas têm calopsitas como pets. Veja nosso artigo sobre Como cuidar de um filhote de calopsita.

Outros cuidados com o bem-te-vi filhote:

Para além dos cuidados com o filhote de bem-te-vi já citados, devemos levar em conta outras considerações quando encontramos um filhote fora do ninho. Confira:

  • Procure pelo ninho. É possível que os pais estejam por perto e busquem refazer o ninho. Os pais podem ser bem agressivos ao notar a presença de um humano junto ao seu filhote, então esteja preparado para eventuais bicadas.
  • Se você não achar os pais, encaminhe o passarinho até uma autoridade competente. Procure pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres da sua região. Eles são vinculados ao IBAMA e possuem uma equipe voltada a dar o melhor tratamento a esses animais.
  • Transporte o animal em uma caixa de papelão fechada e com furos para circulação de ar. Também evite usar cremes e perfumes nas mãos, pois além de poder irritar a pele do passarinho, pode fazer com que a mãe não mais o reconheça pelo cheiro.
  • Em caso de dúvidas, procure um veterinário. Ele é seu melhor amigo quando o assunto é cuidar da saúde de animais. Pode ser muito tentador querer salvar um bichinho que se perdeu do ninho, mas muitas vezes podemos atrapalhar com nossas boas intenções. Por isso, os veterinários e os profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres são ideais para atuar nesses casos.
Imagem: WikiAves/Gustavo A. Oliveira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de filhote de Bem-te-vi, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. BirdLife International 2018. Pitangus sulphuratus. The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/22700605/132069895>. Acesso em 30 de março de 2020.
Bibliografia
  • ARGEL-DE-OLIVEIRA, Maria Martha; CURI, Nancy A; PASSERINI, Tatiana. Alimentação de um filhote de bem-te-vi, Pitangus sulphuratus (Linnaeus) (Passeriformes, Tyrannidae), em ambiente urbano. Rev. Bras. Zool., Curitiba , v. 15, n. 4, p. 1103-1109, Dec. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81751998000400027&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • FÓRUM CRIADORES DE PÁSSAROS. O que fazer com filhote de Bem-te-vi. Disponível em: <https://www.criadoresdepassaros.com/t21080-o-que-fazer-com-filhote-de-bem-te-vi>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • UNIVERSITY OF MICHIGAN. Museum of Zoology. Pitangus sulphuratusgreat kiskadee. Disponível em: <https://animaldiversity.org/site/accounts/information/Pitangus_sulphuratus.html>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • WIKIAVES. Bem-te-vi. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/wiki/bem-te-vi>. Acesso em 30 de março de 2020.