Como cuidar de um Akita

Como cuidar de um Akita
Imagem: cylia44.centerblog.net

Os Akitas são uma raça de cães que têm aparência de ursos, são muitas vezes chamados de Akita Inu ou Shishi Inu, estes cachorros são a maior raça de cães japonesa. Este cão ajudava os japoneses na caça de ursos, javalis e veados mais tarde foi usado para lutas entre cães. É uma raça bastante antiga, o akita remonta ao século XVII e é um cão bastante robusto, corajoso, protetor e leal. Esta raça ficou mais conhecida em 2009, quando foi lançado o filme "sempre ao seu lado" um drama interpretado pelo ator Richard Gere. O filme foi um remake da história verídica japonesa, de um cão que esperava pelo dono todos os dias na estação de comboios mesmo depois deste falecer. Se é um apaixonado pela raça e pretende adquirir um exemplar, neste artigo você vai saber alguns pormenores da raça e vai aprender como cuidar de um Akita.

Características físicas de um Akita

Este cão é de porte grande, podendo atingir os 71cm e uns 50 kg. O seu pelo é rijo e liso, as cores podem variar entre o branco completo, branco com manchas pretas ou cinzentas e creme ou castanho com manchas brancas. As patas são grandes e fortes como o seu pescoço musculado, a sua cauda fica enrolada em cima do seu dorso.

Imagem: newstarwood.com

Características comportamentais de um Akita

O Akita é dócil, gentil, muito amigo e protetor da sua família e da sua casa, embora seja um cão bastante independente. É um excelente cão de guarda, devido às suas características de cão muito atento, silencioso e corajoso. Este cachorro não é considerado muito sociável, não lida bem com outros animais e não gosta da companhia das crianças embora as tolere.

Imagem: pinterest.com

Como cuidar de um Akita

Estes cachorros não deve ser adotados por donos pouco experientes pois são cachorros muito dominantes e independentes. Os donos precisam ter experiência para lidar com as caraterísticas deste animal, só assim poderão desfrutar da companhia um do outro de forma saudável.

Este cão enquanto novinho deve ser muito socializado com pessoas estranhas e outros animais para mais tarde em adulto não ter atitudes descontroladas em relação a estranhos e outros animais. A sua educação deve ser um pouco rígida para ele perceber os limites, rígida não significa bater, significa dar regras, ensiná-las. Você deve ser firme com ele para o cachorro perceber os limites.

O Akita deve praticar bastante exercício pois é um cão com muita energia, se este cachorro for bem treinado e exercitado ele torna-se um animal bem calmo e amigável.

Deve ser escovado uma vez por semana, não precisa de muitos cuidados com o pelo, a nível de saúde esta raça não tem muitos problemas conhecidos, o mais comum é mesmo a displasia da anca.

Imagem: en.wikipedia.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Akita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.