Como cuidar de um Border Collie

Como cuidar de um Border Collie

Se procura um cachorro que lhe faça companhia, seja um bom guardião e além disso tenha um aspeto bonito, o Border Collie é uma das melhores opções. Mas este animal também requer algumas atenções e é importante conhecê-las antes de adquirir um exemplar, por isso em umComo.com.br damos-lhe as chaves para que saiba como cuidar de um Border Collie.

Passos a seguir:
1

As suas origens remontam aos cachorros pastores da Escócia e da Inglaterra, pelo que este animal tem uma atitude de protetor e guardião bastante destacada, além de ser um cachorro bastante obediente, sempre apto para o treinamento e os truques.

2

O Border Collie pode chegar a ser um animal muito tímido de adulto, por isso torna-se importante que desde pequeno socialize com outros cachorros, deste modo irá converter-se num animal de estimação muito mais extrovertido e brincalhão.

3

É precisamente devido às suas origens que este cachorro está bastante habituado a caminhar longas distâncias, por isso o exercício físico é parte fundamental da sua rotina. Deve levá-lo a passear, brincar e correr para que possa drenar toda a sua energia e manter-se em bom estado.

4

A sua incrível pelagem salta à vista e claramente requer cuidados especiais. Deve dar banho ao Border apenas quando for necessário e para manter o seu pelo em bom estado deverá escová-lo de preferência todos os dias, assim ficará brilhante.

5

O fato de ser uma raça habituada a estar atenta, torna-o num animal bastante ativo, perfeito para as crianças devido à sua amabilidade e energia, mas há que ter em conta a sua sensibilidade, pois não lhe agradam os tratos bruscos.

6

O Border é também um animal sensível, por isso deve adaptá-lo à vida em família pois não suporta os longos períodos de solidão ou sentir-se separado.

7

A sua alimentação deve ser de acordo com a atividade física que realiza e com a fase de crescimento em que se encontra.

8

Com o passar dos anos estes cachorros podem desenvolver displasia da anca, surdez e problemas oculares específicos da raça, por isso é recomendável não deixar de lado os exames no veterinário e dar-lhe toda a atenção e amor que necessitam.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Border Collie, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.