Como cuidar de um cachorro com a pata quebrada

Como cuidar de um cachorro com a pata quebrada

Se o seu cão quebrou uma pata é importante que vá o quanto antes ao veterinário para que examine a gravidade da fratura e imobilize a zona. No entanto, os seus cuidados também terão muito a ver com a rápida recuperação do animal, por isso neste artigo de umComo damos a você uma série de conselhos que mostrarão como cuidar de um cachorro com a pata quebrada e que ajudarão o seu melhor amigo a se recuperar o quanto antes. Desde aspectos como os passeios diários até conselhos a respeito da sua higiene, é importante que saiba como cuidar de um animal com esta ferida para que sofra o menos possível.

Passos a seguir:
1

Poderá detectar se o seu cão quebrou a pata porque verá que caminha mancando, que está mais tempo deitado e que se queixa quando pisa de uma forma específica. Dependendo da gravidade da situação, os sintomas serão mais ou menos evidentes, mas é essencial que assim que detecte que o seu animal não caminha com normalidade, vá a um veterinário para que o examine e ajude você a descobrir o que está acontecendo.

Se você tem conhecimentos de primeiros socorros, poderá imobilizar a pata quebrada do cão com uma bandagem ou um pedaço de tecido para, assim, evitar que quebre em mais pedaços. Mas se não sabe como fazer, recomendamos a você que não toque na pata e que o leve imediatamente ao veterinário, pois poderia ser pior o remédio que a doença.

2

Tenha em conta que se o osso que quebrou é dos planos, a fratura costuma se colar sozinha com o tempo (costumam estender-se de 2 semanas a 3 meses). No entanto, se falamos de um rompimento em ossos longos como o fêmur, por exemplo, eles rasgarão o tecido e a sua cura será mais longa e complicada. De fato, é bastante habitual que se requeira o uso de uma tala ou, inclusive, que seja necessária uma intervenção cirúrgica. O veterinário é a pessoa capacitada para indicar a você que tratamento o cachorro deverá seguir para se recuperar rapidamente.

3

Após ser tratado pelo veterinário, o seu cão voltará com você para casa e chega o momento de redobrar os cuidados que você vai proporcionar para que se sinta bem e com menos dores. Um dos primeiros aspectos que deve ter em conta são os seus passeios diários. O cachorro precisará sair à rua para fazer as suas necessidades e para não estar o dia todo fechado em casa (poderia cair em uma depressão), por isso terá que levá-lo para passear, mas tendo em conta aspectos como os seguintes:

  • Levá-lo por zonas fáceis de caminhar: opte por parques públicos antes de levá-lo a uma montanha pois o terreno é plano e com menos possibilidades de sofrer um acidente.
  • Não o leve à praia: a areia dificulta a caminhada do animal fazendo com que se possa danificar ainda mais a sua fratura.
  • Leve-o para passear por pouco tempo e várias vezes ao dia: é melhor que, no princípio, o seu cão saia por pouco tempo à rua, mas várias vezes para que assim se exercite, mas não force a pata.
  • Lugares com poucos cães: se o leva a parques nos quais há muitos cães, o mais habitual é que fique tão contente que comece a brincar com eles ainda que lhe doa a pata. Evite e opte por zonas mais tranquilas.
4

O mais habitual é que se o seu cachorro está com a pata quebrada, o veterinário tenha posto uma tala ou tenha coberto a fratura com um gesso mas, caso não tenha, tem que evitar ao máximo que o cachorro tente curar as feridas se lambendo. Por quê? Porque sua boca está cheia de bactérias e agora tem uma ferida aberta na pele, através da qual podem entrar infecções e doenças que colocarão em perigo o seu estado de saúde.

Para evitar que o cão lamba as feridas pode optar pelo cone de plástico que impede que o animal chegue à zona onde tem a fratura. Também há outros produtos que são parecidos a uns suspensórios que mantêm o pescoço do animal esticado e evitam que lamba as feridas. Fale com o veterinário para que indique a você a melhor solução.

Em umComo contamos a você porque os cachorros lambem.

5

Outro aspecto importante a ter em conta na hora de cuidar de um cão com a pata quebrada é que a bandagem com a qual vai cobrir a fratura esteja sempre limpa e em boas condições. Tenha em conta que, cada vez que saem do passeio, o animal pisará em zonas úmidas ou se sujará com grama ou terra. Isto pode provocar que as bactérias entrem pela tala e que a ferida não acabe de se curar totalmente bem.

Uma boa forma de evitar isto é cobrir a venda com uma sacola de plástico cada vez que saiam à rua, assim, o animal estará protegido de possíveis elementos infecciosos e, além disso, poderá brincar quanto quiser sem ter que ficar sofrendo por sua saúde. Caso se molhe, o melhor é ir ao veterinário para que troque a tala, pois a pele lhe poderia chegar a se irritar e infectar.

6

Para evitar que o animal ganhe excesso de peso neste período, é aconselhável que opte por reduzir a sua quantidade de comida e evitar dar-lhe alimentos gordurosos. A atividade física do animal ficará muito reduzida e, portanto, não precisará de tanta energia para estar ativo e saudável. Antes de fazer qualquer mudança nutricional é essencial consultar o médico, pois indicará a você as rações mais indicadas para a nova condição do cachorro, bem como o tipo de ração ideal.

Para habituar o animal a porções menores, o melhor é reduzir a quantidade e dar diferentes doses durante o dia. Assim se sentirá saciado e não passará fome entre as refeições. Também é recomendável que tenha à mão um recipiente com água fresca e limpa para que esteja corretamente hidratado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro com a pata quebrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.