Como cuidar de um cachorro com cinomose

Como cuidar de um cachorro com cinomose

A cinomose é uma doença séria que pode colocar em perigo a vida do seu cachorro. Trata-se de uma doença que não tem cura, uma vez diagnosticada, o animal recebe tratamento para ir melhorando os sintomas gerados por esta condição, esperando que o vírus não tenha avançado de forma grave para conseguir a cura do animal. Se seu mascote sofre de cinomose, em umComo.com.br damos-lhe algumas informações para que descubra como cuidar de um cachorro com cinomose.

Passos a seguir:
1

Antes de mais é importante conseguir um diagnóstico e certificar-se que efetivamente seu cachorro sofre de cinomicose. Em nosso artigo como saber se o meu cachorro tem cinomose, poderá descobrir mais a respeito desta doença, seus sintomas e complicações.

Uma vez que seu animal tenha sido diagnosticado pelo veterinário, este especialista poderá dar um prognóstico do seu estado. Lembre-se que a cinomose é um vírus muito perigoso que costuma comprometer a vida do animal de forma grave, no entanto se for detectado a tempo é possível que seu mascote consiga superar.

2

Devido ao fato dos sintomas da cinomose afetarem diretamente o sistema respiratório, intestinal e nervoso do seu cachorro, os seus sinais podem ser devastadores tanto para o animal como para nós. Por isso, cuidar de um cachorro com cinomose consistirá basicamente em tentar melhorar sua qualidade de vida e diminuir seu sofrimento.

É importante que saiba que esta tarefa precisará de todo seu tempo e atenção, pois é possível que o animal em um dado momento tenha dificuldade para realizar inclusive coisas básicas como comer ou beber água.

3

Ao cuidar de um cachorro com cinomose é fundamental que não permita que se desidrate. A redução na ingestão de líquido é um dos primeiros sintomas da doença, por isso deve dar água constantemente ao seu animal.

Se chega um momento que não quer ou não pode beber do seu prato, deverá administrar-lhe líquido com uma seringa sem agulha, ou dar em seu lugar caldo de frango caseiro sem sal ou condimentos, que também tenha alguns nutrientes.

Pergunte ao seu veterinário por bebidas hidratantes adequadas para cachorros que possam mantê-lo em melhor estado.

4

Um cachorro com cinomose perde o apetite de forma drástica, mas é fundamental que se mantenha nutrido. Recomenda-se mudar para o alimento em lata, mais suave e fácil de digerir, e se for necessário, abra o focinho de seu cão e o alimente pouco a pouco. O frango batido no liquidificador com um pouco de caldo ou o fígado são alternativas nutritivas para alimentar seu cão durante a doença.

5

Nos casos de cinomose é muito comum administrar vitaminas do complexo B ao cachorro, devido ao efeito positivo que tem nos músculos do animal. Se seu veterinário não comentou nada a este respeito, não hesite em lhe perguntar já que esta alternativa pode ajudar seu cachorro a melhorar.

Também se ele estiver tomando antibióticos, verifique se os mesmos não causam efeitos secundários na sua pele.

6

É bastante importante que se mantenha em contato com seu veterinário, para monitorar a saúde de seu animal e o avanço dos sintomas. A cinomose não é contagiosa para os humanos, mas é um vírus muito complexo de superar para os cachorros, por isso seus cuidados e as indicações de um especialista são fundamentais.

7

Deve ter em conta que para prevenir a cinomose em cachorros apenas existe um método: a vacinação. A primeira vacina contra a cinomose deve ser administrada entre as 6 e 8 semanas de idade e, anualmente, deve-se voltar a vacinar o cachorro para o prevenir da doença.

Também é importante que vacine as cadelas antes de ficarem grávidas, pois a cinomose poderia ser transmitida de forma genética aos filhotes e provocar a morte súbita aos cachorrinhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro com cinomose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.