A diabetes canina

Como cuidar de um cachorro com diabetes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Como cuidar de um cachorro com diabetes

A diabetes é uma doença endócrina que pode afetar os cães, produzida por um déficit na produção de insulina, que é o hormônio que permite às células do organismo aproveitar a glicose do sangue. Como consequência disso, os cães diabéticos costumam perder peso apesar de comerem muito. É imprescindível prestar atenção aos detalhes que podem ajudar a saber se seu cão é diabético; e se ele for, em umComo.com.br explicamos a você como cuidar de um cão com diabetes.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cachorro com sarna

Índice

  1. A alimentação
  2. Exercício
  3. O tratamento com insulina
  4. O monitoramento
  5. Outras considerações

A alimentação

A dieta nos cães diabéticos deve ser equilibrada e pobre em gordura. É melhor separar a ração diária em, no mínimo, duas refeições por dia, e é bom que sejam sempre à mesma hora.

Se o cão estiver obeso será preciso, na medida do possível, controlar essa obesidade com dietas ricas em fibra. As comidas extras e as caseiras, ricas em carboidratos (açúcares), não são recomendadas.

Exercício

O exercício nos cães com diabetes pode ajudar a combater a obesidade. O exercício deve ser moderado (evitando o excesso de esforço) e gradativo, pouco a pouco, aumentando cada dia a intensidade do mesmo. Geralmente, costuma-se indicar o aumento da duração dos passeios.

O tratamento com insulina

Como vimos antes, a causa da diabetes é a produção insuficiente de insulina. Por este motivo, a administração de insulina é a base do tratamento.

A insulina é injetada antes das refeições e, segundo o caso, são necessárias uma ou duas dose por dia. Geralmente, costuma-se começar com duas doses.

O monitoramento

O controle da eficácia do tratamento é fundamental nos casos de diabetes. O dono do cachorro dever estar atento ao consumo de água e às mudanças no peso de seu animal e informar de tudo isso ao veterinário.

Normalmente é usada uma curva de glicose para analisar a eficiência da insulina, e isto costuma ser feito no começo do tratamento e consiste em realizar medidas de glicose a cada 2 horas com o animal internado.

Depois das determinações iniciais, recomenda-se uma revisão veterinária após duas semanas e outra após dois meses. Algumas vezes pode ser interessante fazer exames periódicos de urina, algo que pode ser feito de forma simples: o proprietário do animal usa uma tira reagente caso o veterinário considere oportuno.

Outras considerações

Alguns cães com diabetes chegam à consulta com alterações eletrolíticas e no equilíbrio ácido-básico, que serão corrigidas pelo veterinário através da administração de soro.

Teoricamente, recomenda-se encontrar a causa que provoca a diabetes (ou seja, o motivo pelo qual o pâncreas não segrega adequadamente a insulina), mas às vezes isto é bastante complicado e não influencia no tratamento posterior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro com diabetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vera
Minha cachorrinha e poodol tem 8 anos fiz exame de sangue deu 317 de diabete pesa 10.40 quanto de insulina tem de tomar por dia? Obrigada
Como cuidar de um cachorro com diabetes