Como cuidar de um cachorro com displasia de quadril

Como cuidar de um cachorro com displasia de quadril
Imagem: petmag.com.br

A displasia de quadril é uma doença causada por um defeito na articulação do quadril com o fêmur. É uma condição típica de raças grandes, como por exemplo o Pastor Alemão, mas também pode aparecer em raças pequenas.

Se não for feito um tratamento adequado, o cachorro pode sofrer de dor e manqueira crônicas. Se quer saber como cuidar de um cachorro com displasia de quadril, em umComo.com.br explicamos-lhe os pontos mais importantes.

A alimentação

Uma alimentação de qualidade é muito importante nos cachorros com doenças nas articulações.

Aconselha-se dar uma ração específica para animais com problemas articulares, com os nutrientes necessários (vitaminas e antioxidantes) para fortalecer as articulações e evitar sua deterioração.

Encontrará rações deste tipo em centros veterinários e lojas especializadas em animais de estimação.

Outro ponto básico em cachorros com displasia de quadril é mantê-los dentro do seu peso ideal, pois o excesso de peso faz com que as articulações sofram mais.

Isto pode ser conseguido medindo a quantidade de comida que você dá ao cachorro e dando só a quantidade recomendada pelo fabricante. Na parte traseira ou lateral dos sacos de ração costumam vir instruções quanto às quantidades recomendáveis.

O tratamento médico

Independentemente do grau de displasia, é fundamental prevenir as lesões que a má articulação do quadril com o fêmur provoca na cartilagem e no osso. Isto se faz com alguns produtos chamados condroprotetores, que são capazes de nutrir e fortalecer a cartilagem.

Além de proteger a cartilagem, também se deve evitar a inflamação e a dor associados à doença através do uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINES), que seu veterinário lhe pode receitar.

Atualmente, existe um medicamento que contém um tipo de AINE chamado mavacoxib, que com a administração de apenas um comprimido por mês consegue melhorar visivelmente os sintomas da doença.

A cirurgia

Só a cirurgia é capaz de corrigir o problema e evitar que piore. Segundo o grau de displasia que seu animal apresente e segundo seu peso, poderá escolher entre uma operação ou outra.

Em cachorros pequenos, de menos de 20 quilos, independentemente do grau da doença, costuma-se preferir a exérese (amputação) da cabeça do fêmur, desaparecendo com o problema quase completamente. No lugar onde estava a articulação defeituosa, que foi extirpada, o organismo do cachorro cria uma "pseudo articulação" com tecido fibroso capaz de suportar o peso do animal e permitir que leve uma vida praticamente normal.

Em cachorros mais pesados são necessárias técnicas mais complicadas como as próteses de quadril, e nos casos mais leves pode-se optar pelo tratamento médico descrito.

Em qualquer caso, é o veterinário quem deve escolher um tratamento ou outro; portanto, se seu cachorro tiver displasia de quadril recomendamos visitar um veterinário, se possível, um especialista em traumatologia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro com displasia de quadril, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.