Partilhar

Como cuidar de um cachorro com problemas de coração

A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração de bombear adequadamente o sangue que recebe dos pulmões para o restante organismo. Ainda que haja cada vez mais cachorros afetados, os avanços na ciência veterinária têm conseguido que estes animais possam levar uma vida praticamente normal por muitos anos. Como veremos mais adiante, há várias causas que podem provocá-la, ainda que os cuidados que o cachorro necessita sejam similares na maioria dos casos. Em umComo.com.br, explicamos como cuidar de um cachorro com problemas de coração.

A dieta

Deve-se adotar uma dieta baixa em sal para os cachorros com problemas cardíacos. De qualquer forma, a mudança de alimentação deve ser gradual, já que se reduzirmos bruscamente a quantidade de sal da dieta, o organismo do animal tende a acumular o pouco sal que ingere e não obtemos o objetivo.

Existem alimentos específicos para cachorros com problemas cardíacos, disponíveis na maioria de centros veterinários. Em ocasiões a ração seca para cachorros com insuficiência renal podem ser também de ajuda; seu veterinário informará você sobre este ponto.

O exercício

O exercício físico deve ser suave e moderado. Não se deve obrigar os cachorros com problemas de coração a realizar grandes esforços, sobretudo se estiver calor, para reduzir o risco de síncopes.

Os medicamentos

Há muitas doenças que podem conduzir à insuficiência cardíaca em cachorros, as mais comuns são os sopros, a debilidade do miocárdio, que é a camada muscular do coração que lhe permite se contrair para bombear o sangue, e as arritmias.

Dependendo da causa, o veterinário prescreverá um fármaco ou outro. Ainda assim, há muitos medicamentos que são utilizados na maioria dos casos para proteger o coração ou para prevenir complicações.

A furosemida, um diurético, é utilizada para ajudar a drenar o líquido que se acumula como consequência do trabalho insuficiente do coração nos pulmões, provocando tosse, ou em outras áreas do organismo, causando edemas.

Os fármacos ionotropos são aqueles medicamentos capazes de aumentar a força de contração do coração, favorecendo sua função. Antigamente, usavam-se os do grupo digitálicos, como a digoxina, mas atualmente se prefere, caso necessário, o pimobendan.

Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECAs), como o benazepril, são a base do tratamento a longo prazo, e geralmente se administram durante toda a vida para evitar que os mecanismos que desenvolve o organismo e o coração do cachorro para tentar compensar o problema acabem prejudicando-o.

O controle das doenças do coração

A intolerância ao exercício -o cachorro recusa a atividade física-, e, sobretudo, a tosse, são os principais sinais de que o coração está começando a falhar. Por isso, recomendamos que esteja atento a estes sintomas e consulte o veterinário para detectá-los.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro com problemas de coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

5 comentários
Silvana
Bom dia, tenho um labrador que tem 8 anos e agora apresentou problema cardíaco e diabete, ele esta sendo medicado pro resto da vida, posso dar outra ração pra ele ou tem que ser a cardiac. o custo é muito caro, ele come bastante.
Editor umComo.com.br
Oi, Silvana. O ideal é mesmo dar a ração específica para a doença dele. Essas rações foram elaboradas especificamente por veterinários e nutricionistas e estudadas e testadas para o problema em questão. Sei que o custo é muito elevado principalmente em cachorro grandes que precisam comer muito. Mas se você tem essa possibilidade é um investimento que vale muito a pena porque nada pode pagar mais um par de anos na companhia do seu melhor amigo.
Vivian
Meu cachorro tem problema de coração, estou medicamento, mas o maior problema é aquela tosse,ele fica bom uns 15 dias e um mês c disse,isso me encomoda muito, ñ consigo ver o bichinho ali sofrendo, ele ja tem uns 17 anos. O q mais posso estar fazendo para acalmar essa disse ? Sei q tem alimentos q ñ posso dar ,ele ñ gosta de comer só a ração q é p quem tem problema de coração, por favor me ajudem. Att
Eduardo Alberto Heller
Estou muito preocupado com meu cão, ele tem problemas cardíaco e não esta comendo nada..o q faço?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eduardo! O melhor é levá-lo no veterinário para conferir se está tudo bem com ele, ainda mais se ele tem problemas de coração.
Elcyr Oliveira
Obrigado Sara Viega.... vou tentar sim....
Elcyr Oliveira
Meu cachorro esta com coração dilatado (cardiomegalia)... Ele teria que comer ração cardio, mas ele nunca foi acostumado a comer ração. Quando tentei forçar, ele ficou sem comer e teve 4 síncopes no espaço de 3 semanas... Voltei a dar arroz, cenoura, carne, e a ração (cardio) moída e melhorou o quadro, pois ele emagreceu muito no período em que ficou sem comer. Existe uma maneira de ensiná-lo, agora, depois de velho, a comer a ração? obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Elcyr, uma forma de você tentar dar ao seu cachorro ração é misturá-la com o arroz, pode ser que assim ele já coma. Espero que consiga fazer isso e tudo de bom! :)

Voltar ao topo da página