Como cuidar de um cachorro com sarna

Como cuidar de um cachorro com sarna

A sarna é uma doença produzida por parasitas microscópicos chamados ácaros que podem afetar a pele e os ouvidos de diversos animais, incluindo os cachorros. Por isso, será importante que tenha em conta estes conselhos sobre como saber se meu cachorro tem sarna. Também, há vários tipos de sarna, dependendo do ácaro implicado; em umComo.com.br repassamos os mais relevantes para ajudar você a saber como cuidar de um cachorro com sarna.

A sarna dos ouvidos

A sarna otodécica ou sarna dos ouvidos ocorre quando os ácaros penetram no conduto auditivo causando otite, que será acompanhada de coceira, sacudidas de cabeça e presença de cerume.

Existem produtos em forma de pipeta capaz de prevenir e controlar o processo, disponíveis em centros veterinários. Nos casos instaurados, pode ser combinado este produto com outro em forma de gotas que se administra diretamente no ouvido.

A sarna sarcóptica

Os ácaros conhecidos como sarcoptes e também os do gênero cheyletiella podem afetar a pele do corpo do animal, provocando alopecias zonais que podem se estender, e coceira.

Muitos casos podem ser prevenidos mediante pipetas, embora nos casos mais graves são necessários banhos com um produto inseticida.

A sarna sarcóptica

É provocada por um ácaro chamado démodex, que se aloja nos folículos pilosos causando alopecias focais que costumam se estender. Não costuma produzir coceira. É típico de animais com as defesas baixas, cachorros e também de certas raças, como os Shar-pei, e não costuma afetar a adultos saudáveis.

Para tratá-la, os banhos com amitraz são quase sempre imprescindíveis, combinados ou não com moxidetina, um inseticida, por via oral. Pode ser evitada mediante pipetas.

É importantíssimo, nos animais suscetíveis ou que foram afetados alguma vez, estar atento às situações que possam provocar uma redução das defesas, como a gestação, já que o ácaro poderia reaparecer.

Veja mais em: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro com sarna, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.