Partilhar

Como cuidar de um cachorro recém nascido

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Poder ter o nosso animal de estimação conosco desde os seus primeiros dias de vida é uma experiência muito bonita e gratificante que fará com que a união com o nosso cachorro seja muito forte. No entanto, temos de ter uma série de conhecimentos básicos para que o nosso cachorro se possa desenvolver com normalidade sem a sua mãe. Para que estejamos em condições de o fazer corretamente, em umComo.com.br mostramos-lhe como cuidar de um cachorro recém nascido.

Passos a seguir:
1

Temos de nos lembrar que o nosso cachorrinho não está nas suas circunstâncias naturais pelo que temos de o criar nós próprios. O calor da sua mãe é um dos elementos que irá fazer falta num cachorro recém nascido. A temperatura ideal são uns 25 graus. No caso do ambiente natural não os alcançar, devemos produzi-lo com uma manta ou com aquecimento.

2

A alimentação adequada é básica no cuidado de um cachorro recém nascido. Durante as primeiras quatro semanas de vida, temos de dar ao nosso cachorro biberões de leite inteiros, a cada duas ou três horas, em função dos seus gritinhos.

3

Passado o primeiro mês de vida do nosso cachorrinho, podemos começar a oferecer-lhe alimentos sólidos macios como patês ou alimento seco com água ou leite. A mudança de comida não deve ser drástica, e nunca devemos forçar o animal.

4

O cachorro recém nascido necessitará de estimulação para fazer as suas necessidades. Isto é algo que a sua mãe teria de fazer, mas perante a sua ausência, teremos de ser nós a fazê-lo. É algo muito simples, temos apenas de pegar num algodão e esfregá-lo suavemente pelo ânus e pelos genitais do nosso cachorro.

5

Se o cachorro não tiver nenhum problema de saúde, o único medicamento que devemos procurar é um antiparasitário na terceira semana de vida, aproximadamente. Se tivermos dúvidas sobre qual lhe dar, podemos recorrer ao nosso veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro recém nascido, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um cachorro recém nascido

Voltar ao topo da página