Partilhar

Como cuidar de um cachorro recém nascido

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um cachorro recém nascido

Poder ter o nosso animal de estimação conosco desde os seus primeiros dias de vida é uma experiência muito bonita e gratificante que fará com que a união com o nosso cachorro seja muito forte. No entanto, temos de ter uma série de conhecimentos básicos para que o nosso cachorro se possa desenvolver com normalidade sem a sua mãe. Para que estejamos em condições de o fazer corretamente, em umComo.com.br mostramos-lhe como cuidar de um cachorro recém nascido.

Passos a seguir:
1

Temos de nos lembrar que o nosso cachorrinho não está nas suas circunstâncias naturais pelo que temos de o criar nós próprios. O calor da sua mãe é um dos elementos que irá fazer falta num cachorro recém nascido. A temperatura ideal são uns 25 graus. No caso do ambiente natural não os alcançar, devemos produzi-lo com uma manta ou com aquecimento.

2

A alimentação adequada é básica no cuidado de um cachorro recém nascido. Durante as primeiras quatro semanas de vida, temos de dar ao nosso cachorro biberões de leite inteiros, a cada duas ou três horas, em função dos seus gritinhos.

3

Passado o primeiro mês de vida do nosso cachorrinho, podemos começar a oferecer-lhe alimentos sólidos macios como patês ou alimento seco com água ou leite. A mudança de comida não deve ser drástica, e nunca devemos forçar o animal.

4

O cachorro recém nascido necessitará de estimulação para fazer as suas necessidades. Isto é algo que a sua mãe teria de fazer, mas perante a sua ausência, teremos de ser nós a fazê-lo. É algo muito simples, temos apenas de pegar num algodão e esfregá-lo suavemente pelo ânus e pelos genitais do nosso cachorro.

5

Se o cachorro não tiver nenhum problema de saúde, o único medicamento que devemos procurar é um antiparasitário na terceira semana de vida, aproximadamente. Se tivermos dúvidas sobre qual lhe dar, podemos recorrer ao nosso veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro recém nascido, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um cachorro recém nascido

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de um cachorro recém nascido
Como cuidar de um cachorro recém nascido

Voltar ao topo da página