Como cuidar de um cachorro salsicha

Como cuidar de um cachorro salsicha

O dachshund, mais conhecido como cachorro salsicha, é uma das raças mais populares e particulares que podemos encontrar. O seu corpo alongado como o de uma salsicha torna a sua aparência inconfundível, sendo uma das raças mais fáceis de reconhecer por todos. Perfeita para os amantes dos cães pequenos, este animal de estimação adora a vida familiar; no entanto, é importante dar a ele os cuidados necessários para garantir o seu bem-estar e saúde. Se tiver um destes exemplares em casa preste atenção, porque em umComo.com.br explicamos a você como cuidar de um cachorro salsicha passo a passo.

Passos a seguir:
1

O dachshund é um cão muito familiar que adora o carinho e passar tempo de qualidade com os seus donos, no entanto há algo que deve ter em consideração sobre o seu caráter: trata-se de um animal que pode ser teimoso, portanto é muito importante começar a educá-lo desde as primeiras semanas para evitar que se transforme em um cão dominante e difícil de controlar.

Ensine-o a socializar com cães e pessoas desde filhote e faça ele cumprir suas ordens com disciplina; só assim conseguirá amolecer seu caráter e torná-lo mais obediente.

2

Devido à forma do corpo do cão salsicha, alongada e de pernas curtas, existe um aspecto importantíssimo destes animais que deve ser cuidado para evitar problemas e lesões nas costas: o seu peso. Como qualquer outro cão, o dachshund é um grande guloso, mas alimentá-lo em excesso ou dar muitas guloseimas poderia conduzir à obesidade, aumentando de forma dramática o risco de seu cão ter problemas nos discos intervertebrais.

No nosso artigo quanto meu cão deve comer explicamos a você, com detalhes, as quantidades de alimento segundo o seu tamanho; na publicação quanto deve pesar um cão salsicha também orientamos sobre o peso médio desta raça. Convém ser muito estrito com a alimentação para evitar que o animal sofra no futuro, do mesmo modo é recomendável dar alimento de qualidade adequado à etapa em que se encontra.

3

Com o objetivo de garantir a saúde de suas costas e evitar lesões e incômodos, é importante também que evite que seu salsicha suba e desça escadas com frequência; se em casa houver degraus o melhor é ajudá-lo a subir e carregá-lo para descer. Do mesmo modo é muito importante que ensine seu dachshund a não subir nos móveis, já que o gesto de pular para subir e descer pode ter graves consequências sobre a saúde das suas costas. Seja bastante persistente neste aspecto desde filhote para evitar que em um futuro seu cão se machuque.

4

Seguindo a linha de manter seu bem-estar, reduzir a possibilidade de obesidade e a propensão para desenvolver problemas nas costas, o exercício é fundamental na vida deste animal. Não se trata apenas de dar passeios curtos para que faça suas necessidades, os dachshund devem correr e brincar diariamente para evitar o sobrepeso.

Lançar a bola ao animal, correr um pouco com ele e fazer ele se mexer a uma intensidade moderada ou alta, pelo menos 30 minutos por dia, será muito benéfico para seu cão. É importante contar com este tempo para dedicar ao animal e garantir assim o seu bem-estar.

5

Outro aspecto a considerar na hora de cuidar de um dachshund ou cachorro salsicha é escolher uma coleira adequada para passear este animal. Prefira um material que seja muito leve, deste modo o cão não terá que carregar mais peso do que o necessário, o que também poderia afetar suas delicadas costas. O melhor é se assessorar com um profissional de uma loja de animais para encontrar a melhor alternativa.

6

Um dos aspectos que mais preocupam os donos na hora de cuidar de um dachshund é sua higiene. Em relação à frequência com a qual seu cão deve tomar banho, depende do tamanho do seu pelo; se for curto pode dar banho a cada 6 ou 8 semanas, se for comprido, entre 4 e 6 semanas dependendo de se fica sujo com grande facilidade ou não.

No caso do pelo comprido, a escovação frequente ajudará a controlar a perda de pelo e o mau cheiro, além de ser recomendável escovar os dentes do animal para evitar a acumulação de tártaro. Cortar as suas unhas com frequência também é conveniente, um trabalho que você mesmo pode realizar ou deixar nas mãos de um profissional. Todas estas tarefas devem ser realizadas desde as primeiras semanas de vida para habituar o animal a elas sem problemas.

7

Seguir o calendário de vacinação sugerido pelo veterinário e levar seu animal de estimação às consultas médicas anuais é igualmente importante para garantir o seu bem-estar. Lembre-se ainda que seu cão não precisa só de adestramento e disciplina, mas sim requer carinho e atenção para crescer saudável e feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cachorro salsicha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.