Como cuidar de um canário

Como cuidar de um canário

Os canários são sem dúvida uma das espécies de pássaros mais populares, tornando-se num ideal animal de estimação devido ao seu bonito aspecto e o seu agradável canto. Mas como todos os animais, também necessitam de certas atenções, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas chaves para que saiba como cuidar do seu canário e garantir-lhe uma vida saudável.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deverá adquiri uma gaiola espaçosa para o canário. A localização da gaiola é muito importante, devemos escolher um espaço em que não haja demasiado sol ou vento muito forte e em que o canário esteja livre de ser atingido por outros animais. Isto é especialmente importante se decidirmos colocá-lo no jardim de uma casa, por exemplo.

2

A jaula deverá estar muito bem fixada à parede para não correr o risco de cair no chão. Certifique-se de que não se move ou inclina para os lados, deste modo o canário estará seguro quando brincar de um lado para o outro e não correrá o perigo de se ferir.

3

Um aspecto muito importante no cuidado do canário é a limpeza da jaula, esta deve-se fazer frequentemente, mas irá depender de quão sujo for o seu pássaro, pelo menos uma vez por semana deverá ocupar-se desta tarefa. Coloque sempre papel de jornal ou papel de cozinha no chão da gaiola, para quando for limpar a gaiola ser mais fácil retirar os excrementos e a sujidade que cai para o chão.

4

Os acessórios que estão dentro da gaiola também deverão ser limpos, caso contrário o animal poderá ficar doente, mude a água todos os dias para que esta esteja limpa e fresca. Tenha em conta que os canários são bastante delicados, por isso é importante dedicar-lhes todos os cuidados que requerem.

5

Quando chega à noite tape a gaiola do canário com um cobertor, assim estará a protegê-lo do frio e de algum insecto que poderá perturbar-lhe a sua tranquilidade.

6

O canário alimenta-se, normalmente, à base de alpista, embora também lhe possa dar frutas como a maçã. A porção diária de comida é cerca de uma colher de sopa, no entanto muitos donos costumam encher a comida e quando se tiver acabado, voltam a encher.

7

Tenha em conta que a plumagem destas aves também é delicada, por isso poderá consultar o veterinário para lhe receitar algum tipo de vitaminas para dar ao seu animal para este ficar mais saudável.

8

É conveniente que este tipo de animais estejam acompanhados, pode decidir ter um casal macho e fêmea, dois machos, etc., mas tente sempre que pelo menos sejam dois para não se sentirem sozinhos.

9

Muitas pessoas não costumam levar estes animais a consultas médicas, no entanto não é demais fazê-lo pelo menos uma vez por ano para certificar-se de que tudo está bem, por fim se decidiu ter um animal de estimação lembre-se que precisa dos cuidados mínimos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um canário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Não se esqueça de dar ao seu canário todas as atenções de que necessita para viver saudável.