Como cuidar de um cão cego

Como cuidar de um cão cego
Imagem: pixabay.com

Cuidar de um cão cego é uma tarefa muito simples se soubermos os aspectos que devemos ter em conta. O passar do tempo também afeta nossos mascotes e um dos primeiros sinais da idade em cães costuma ser a perda de visão. Além disso, o aparecimento de determinadas doenças pode desenvolver uma cegueira repentina, progressiva, temporária ou permanente. Se o seu cão está perdendo ou perdeu a visão e você não sabe o que fazer para manter sua qualidade de vida, continue lendo este artigo de umComo e descubra como cuidar de um cão cego.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve aprender para cuidar de um cão cego é que a perda da visão não implica que seu cão tenha perdido a capacidade de continuar vivendo por si mesmo. O que isso significa? Que não deve superprotegê-lo já que desta maneira transmitirá ao seu mascote o medo e insegurança que você sente. Os animais não são conscientes de seu novo estado, simplesmente se adaptam e aprendem a desenvolver ainda mais o resto dos sentidos para sobreviver.

Imagem: blogs.tn.com.ar
2

Por conseguinte, não é aconselhável que realize uma reestruturação do lar nem mude suas coisas de lugar, pois em vez de tornar a vida mais fácil para ele, estaremos desorientando-o. Pense que os cães se guiam pelo olfato mais do que pela visão, por isso, seu cão encontrará o caminho a seguir em função do cheiro. Sua cama, sua vasilha, os móveis, etc., desprendem um cheiro característico relacionado com esses objetos que ele tem interiorizado desde filhote. Se tiver elementos decorativos ou qualquer outro artigo com ponta, que possa machucá-lo, coloque em outro lado, onde ele não tenha acesso.

3

Neste sentido, não se assuste se no princípio ele se chocar com os móveis da casa, portas e paredes, é normal. O que deve fazer é tentar manter uma verdadeira ordem. Os cães precisam de uma estabilidade e quando perdem a visão precisam dela ainda mais, de maneira que para cuidar de seu cão cego é imprescindível que tudo se mantenha sempre no mesmo lugar, sobretudo sua cama e vasilhas de comida e água.

4

Se em sua casa você tem escadas, deverá tê-la devidamente protegida para evitar que caia. Por conseguinte, é fundamental que coloque uma barreira lateral à altura de seu cão. Ainda que a princípio custe um pouco para ele subir os degraus, deve deixar que ele resolva sozinho essa situação, com o tempo se acostumará e subirá sem problemas. Se o que acontece é que, pela perda da visão, o seu cão tem medo de subir ou descer de escada, você deve motivá-lo a fazê-lo com prêmios, comida ou brinquedos.

Imagem: animalmascota.com
5

Sobretudo durante as primeiras semanas, pode ser que seu cão cego se desoriente dentro de casa. Não se preocupe, é normal. O que deve fazer nestes casos é fixar um ponto de referência, como sua cama ou vasilha de comida, e levá-los até ele. Desta forma seu cão interpretará que esse determinado objeto é seu ponto de partida e saberá em que lugar do lar se encontra para retomar seu caminho. É por isso que é fundamental que esteja sempre tudo no mesmo lugar.

6

Dentre os cuidados para um cão cego também estão as horas de brincadeira. Neste ponto, deverá trocar seus brinquedos por outros que desprendam um som real, como por exemplo, um chocalho em seu interior. Desta forma, ao lançá-los, seu cão seguirá o ruído e saberá onde procurá-los. Brinque com ele como de costume, não lhe facilite a tarefa de procurar e trazer a bola, lembre-se de que não deve superprotegê-lo.

7

Não modifique os tempos de passeios nem espaços, pois ele continua precisando de fazer exercício. Também utilize sempre correia, para ele será bem mais fácil seguir você. Dessa forma, lembre-se de que os brinquedos devem ser sonoros. Durante os passeios, é possível que seu cão cego agora pare mais que antes a cheirar, tanto o solo como outros cães, deixe que leve o seu tempo. Pense que ao perder a vista ele desenvolveu ainda mais este sentido e precisa explorá-lo.

Imagem: animalfiel.es
8

Quanto à alimentação, deve ser a mesma. Se notar que perdeu ligeiramente o apetite ou deixou de comer, o que deverá fazer é potencializar o cheiro e sabor para atraí-lo para a comida. Consulte nosso artigo sobre o que fazer se meu cão não quer comer, que pode ser aplicado perfeitamente aos cães cegos.

9

Por último, um truque muito eficiente para que seu cão cego saiba o que fazer em caso de se perder na rua ou se encontrar em um espaço que lhe seja desconhecido é ensinar-lhe a seguir você. Simplesmente faça passos ruidosos para captar sua atenção e fazer com que vá para você, desta forma aprenderá a relacionar o som dos passos com a presença de humanos e saberá para onde ir. Para cuidar de um cão cego só precisa ter um pouco de paciência no início, lhe ensinar estas novas habilidades e, sobretudo, aprender que ele continua tendo a mesma capacidade de antes. Lembre-se de que ele não é consciente disso e se adaptará rapidamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cão cego, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.