Partilhar

Como cuidar de um cão com anemia

Como cuidar de um cão com anemia

A anemia não é um problema exclusivo dos humanos, uma vez que também pode acometer os cães, devido à perda excessiva de sangue, problemas com a produção de células vermelhas ou, inclusive, por predisposição da raça. Em qualquer caso, é importante identificar esta condição, oferecer ao animal o tratamento adequado e lhe dispensar os cuidados necessários em casa para garantir o seu bem-estar. Não sabe por onde começar? Em umComo.com.br explicamos como cuidar de um cão com anemia.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cão cego

Causas da anemia em cães

A anemia em cães pode ser apresentada devido a determinadas condições ou doenças, produzindo uma deficiência de células vermelhas que origina os sintomas próprios desta doença.

As causas mais comuns da anemia de um cão são:

  • Destruição das células vermelhas devido à produção de anticorpos para combatê-los. É conhecida como anemia hemolítica imunomediada e é uma das causas mais comuns de anemia presente em raças como o cocker spaniel ou poodle.
  • Incapacidade do organismo do cão de produzir células vermelhas.
  • Perda de sangue importante devido a algum sangramento ou à presença de parasitas como carrapatos ou pulgas.
  • Doenças infecciosas transmitidas por parasitas.
  • Reação a medicamentos anti-inflamatórios.
  • Exposição a determinadas substâncias tóxicas.
  • Má alimentação e desnutrição.
  • A anemia também pode ser produzida como resultado de insuficiência renal ou câncer.

Dependendo da origem da doença, o veterinário decidirá qual é o tratamento mais indicado, a opinião de um especialista é fundamental para conseguir a recuperação do seu animal de estimação.

Sintomas da anemia em cães

Alguns sinais podem indicar que o seu cão está sofrendo de anemia, por isso é importante estar atento para observar sintomas como:

  • Fadiga e apatia, o cão não está tão ativo como normalmente.
  • Falta de apetite, o animal come pouco e não mostra muito interesse pelo alimento.
  • O interior de suas pálpebras ou as gengivas ficam mais pálidas do que o habitual, sem apresentar o caraterístico tom avermelhado.
  • Dificuldade para fazer exercícios e atividades físicas.

Caso o seu animal apresente vários destes sintomas, o melhor é levá-lo a um veterinário para um diagnóstico.

Cuidar de um cão com anemia

Os cuidados de um cão com anemia dependem em grande parte da causa da doença. A primeira coisa a ser observada é não medicar o animal ou administrar-lhe suplementos alimentares sem que o veterinário os tenha indicado, uma vez que isto poderia afetar seriamente a saúde do seu animal de estimação.

Ofereça ao seu cão alimentos de qualidade adequados à sua idade e necessidades nutricionais, servindo-o sempre à mesma hora e certificando-se de que a ingestão da ração correspondente se dá por completo. Também é importante assegurar-se de que o cão não tem parasitas, como carrapatos e pulgas, que podem não só originar a anemia como aumentar os sintomas do quadro, caso o seu animal já tenha contraído a doença. Verifique bem a área onde o seu animal de estimação repousa, escove os seus pelos com frequência e se mantenha atento quanto ao aparecimento de qualquer hóspede indesejado.

Se a anemia é produzida devido a uma doença, o importante será tratar a causa maior para buscar uma melhora no animal. Cuidar do seu cão e dar-lhe toda a atenção necessária é muito importante para garantir a sua saúde. No caso da anemia causada por uma grande perda de sangue, uma transfusão de sangue pode ser o tratamento indicado. No entanto, você deve esperar as indicações do especialista. Da mesma forma, a anemia por deficiência de ferro, causada por uma falta de ferro e vitaminas na dieta, pode ser curada pela ingestão de suplementos e nutrientes previamente sugeridos pelo médico.

Observe que o tratamento da anemia em cães dependerá da causa que tenha originado a condição, por isso é sempre importante esperar o diagnóstico de um veterinário e seguir à risca os cuidados recomendados, para que o seu animal de estimação volte a ficar saudável e feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cão com anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

2 comentários
eda pereira
meu cachorro pegou o doenca do carrapato ja estou tratando com diversos remedio que o veterinario passou devo administrar na alimnetaçao inhame pois dizem que limpa o sangue . esta com alteracao no figado e baco e com a anemia o r

Editor umComo.com.br
Oi Eda! Sim você pode dar inhame ao cachorro pois ele é um bom auxiliar para o sistema imunológico, uma vez que é rico em vitamina A e C. Não se esqueça que não pode ser cru porque é tóxico para cachorros.
Denes
bom dia, meu cão esta com chamada anaplasmose (doença de carrapato segundo o veterinário.) E ele me passou um monte de remédio e nada resolveu, só que ele alimenta e bebe água normal, só que não tem ganho de peso, e isso já tem algum tempo. se alguém poder me ajudar com algum remédio caseiro eu agradeço.

Como cuidar de um cão com anemia
Como cuidar de um cão com anemia

Voltar ao topo da página