Como cuidar de um Chow chow

Como cuidar de um Chow chow

Se há animais que verdadeiramente se parecem com ursinhos de pelúcia, sem dúvida que o cachorro Chow chow merece o primeiro lugar nessa lista! Sua pelagem exuberante e focinho pequeno são caraterísticas que nos levam a fazer essa comparação e, mesmo quando crescem, eles mantêm o mesmo aspeto fofo de quanto eram filhotinhos! Não há certezas quanto à origem desta raça, também chamada de spitz chinês, mas sabe-se que é antiga, proveniente da China e considerada nobre por aparentemente ter pertencido à aristocracia desse país. Olhando para a foto ao lado é natural que tenhamos vontade de ter o nosso próprio Chow chow, mas é errado querer um animal só pela sua beleza: eles exigem vários cuidados e temos de ser conscientes o suficiente para assumir essa responsabilidade. Para que saiba como cuidar de um Chow chow preparamos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e torne-se o melhor dono que o seu cachorro poderia ter!

Personalidade do Chow Chow

Entre os traços de personalidade mais evidentes nesta raça descobrimos que os Chow chow são cachorros muito leais para com o dono mas também independentes, e adoram passar algum tempo fora de casa - lembre-se disto se viver em um apartamento. O Chow Chow é um cão muito educado e dócil e recomenda-se que seja socializado desde filhote para que tenha boas relações com os restantes animais e membros da casa. Desde filhote você deve mostrar uma atitude firme para lhe dar um bom adestramento, para que sua autoridade seja firme.

Costumam ter tendências muito dominantes, por isso você terá de ser firme e constante na sua educação. É fundamental educar seu cachorro com paciência, firmeza e entendimento. Se você não se posicionar como macho alfa, seu Chow Chow se tornará um cachorro territorialista, teimoso e desobediente. Ele lutará para se manter-se como o chefe da matilha, se for o caso, ele ficará muito desconfiado e agressivo com outros cachorros

Alimentação do Chow Chow

Em relação à alimentação, para conseguir os melhores resultados, você deve alimentar seu Chow Chow com uma quantidade adequada de proteínas, hidratos, gorduras, minerais e vitaminas. A dieta deve ser equilibrada e cada nutriente deve estar presente na sua alimentação sem carências nem excessos. Uma boa alimentação é fundamental para sua saúde e para manter sua pelagem em perfeito estado.

Fique atento para que o seu cão não fique gordo, observe os depósitos de gordura na cernelha para ver se engordou. Controle seu peso e, se aumentar, elimine os lanches e reduza a quantidade de comida. Sua dieta deve ser hipocalórica , mas com os valores adequados de proteínas, minerais e vitaminas. Sua ração deve conter bastante quantidade de fibra e você pode dar comida úmida.

Cuidados da pelagem

Um dos cuidados mais importante é a pelagem. A raça Chow Chow por ter um pelo tão espesso é muito vulnerável a problemas no pelo. Mantenha sempre seu pelo cuidado com uma escovação regular e quando estiver na época de muda, preste muita atenção ao pelo que cai.

Escove seu pêlo com uma escova suave para tirar a pele escamosa e evitar futuros e profundos nós. Se tiver nós, tente desfazê-los com a mão antes de puxá-los com a escova, porque será muito incômodo para o cachorro. Comece pelo início do nó e desça lentamente até à pele, em todo o processo você deve saber acalmar seu cachorro e parar um pouco se perceber que ele está muito nervoso. Para desfazer os nós com facilidade você pode aplicar pó de amido de milho para lubrificar a pele onde está mais embaraçado e, se for impossível, cortar os nós com muito cuidado.

Depois de eliminar todos os nós, você deve dar um banho para retirar toda a pele e pelo morto. Para isso deve usar um xampu com condicionador para manter a pele suave e depois enxaguar bem para que não fique nenhum resto. Um enxague mal feito pode ser inimigo dos problemas no pelo.

Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que saiba escovar o pelo do seu cão.

Cuidados dos olhos

Nesta raça de cachorros os problemas de saúde que mais se observam estão relacionados com os olhos. Sua genética faz com que sofram de entrópio congênito, que é uma condição em que a pálpebra se vira sobre si mesma contra o globo ocular durante o pestanejar, provocando lacrimejar constante. Para ajudar o seu cachorro nessa dificuldade, é importante que limpe regularmente os olhos dele com uma gaze umedecida em água tépida ou soro fisiológico.

Passeio e exercício

Para cuidar do seu Chow Chow, se você mora em um apartamento, terá de passeá-lo 3 vezes por dia para se exercitar e se tiver jardim deixar que tenha acesso a essa área para que se movimente à vontade. Este cachorro é muito sensível às altas temperaturas, no verão, se você mora em uma região onde faz muito calor, o seu animal sofrerá bastante. Portanto, nesta época do ano tente que ele permaneça em um ambiente fresco, longe do sol, com água fresca em abundância e, pode ser que você precise cortar o pelo para ele suportar melhor as altas temperaturas.

Ainda que o Chow Chow não seja um cachorro muito ativo e seja, inclusive, muito preguiçoso, leve-o para passear e para motivá-lo a se exercitar e manter-se em forma. Não descuide desta rotina, ainda que veja que seu amigo peludo não tem muita vontade de fazer atividade e procure formas de brincar com ele. Recomenda-se que a área seja sempre segura e que você passeie sem arnês, pois pode causar defeitos nos ombros.

Saúde do Chow Chow

Os Chow Chow costumam ter verdadeiros problemas de saúde associados à sua raça. Devido à anormalidade das suas pálpebras, é propenso a apresentar uma irritação nos olhos denominada entrópio que pode ser tratada com cirurgia. Este cachorro também pode sofrer de displasia do quadril e do cotovelo, câncer, cataratas, distiquíase, torção gástrica, palato alongado, luxação patelar, irritações na pele e infecções de ouvido. São algumas das patologias que o Chow Chow pode apresentar e devem ser observadas para lhe dar os melhores cuidados.

Não se esqueça do quão importante é levá-lo a visitar regularmente o veterinário, para manter a vacinação em dia e evitar complicações a nível de saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Chow chow, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Uma das caraterísticas mais peculiares deste cachorro é a sua língua azul. Quando notar que a língua do seu Chow Chow não apresenta um tom azul tão forte, geralmente após atividade física, isso significa que ele está precisando de descanso.