Como cuidar de um coelho anão

Como cuidar de um coelho anão
Imagem: conejoenano.net

Os coelhos anões, como o coelho toy ou mini toy, são pequenos, mas ao contrário destes últimos, os coelhos anões crescem um pouquinho mais. Este tipo de coelhos passou a ser um animal de estimação popular pois, se eles forem bem educados, podem ficar soltos pela casa tranquilamente. Um motivo para escolher estes animais como animais de estimação é que não precisam de tantas atenções como um gato ou um cachorro, além de serem menores. Mas não devemos esquecer que eles são seres vivos, e por isso, em umComo.com.br queremos orientar você sobre como cuidar de um coelho anão.

Passos a seguir:
1

Apesar deles precisarem de menos atenção do que um cachorro ou gato, não devemos esquecer nem por um segundo que os coelhos anões são seres vivos, e portanto precisam de cuidado e carinho que você deve proporcionar. Se escolheu um deles como animal de estimação é porque quer educá-lo, amá-lo e estar com ele. É possível que ele precise de menos atenção, mas não se deve esquecer dele.

2

Não é preciso dar banho ao coelho anão. Eles se limpam sozinhos. Mas se ele sujar seu pelo ou a área anal, você pode usar toalhinhas especiais para animais e limpar a parte suja. Também é aconselhável limpá-lo com uma toalha umedecida com água morna.

3

É necessário escovar seu pelo para evitar que quando ele se lamba forme bolas de pelo em seu aparelho digestivo. Por ser um coelho de pelo curto não é necessário fazê-lo com muita frequência, durante a troca de pelo já seria suficiente (primavera e outono).

4

Apesar de serem animais muito limpos, devemos ter um cuidado especial com a arrumação de sua gaiola, para que ela esteja sempre limpa e seca, pois uma gaiola muito suja pode fazer com que eles adoeçam.

5

Você não deve cortar seu pelo de forma alguma. Seu pelo lhe protege de agressões externas.

6

Sua alimentação deve ser baseada em produtos naturais como alfafa, algumas verduras e cenouras. Além disso, ração pronta para coelhos e, principalmente, feno.

7

Preste atenção para que ele tenha sempre água limpa e fresca.

8

Mantenha seu comedouro e bebedouro sempre limpos.

9

Tenha uma gaiola que esteja de acordo com o tamanho de seu coelho, mas principalmente tenha em consideração seu tamanho quando chegar à idade adulta. Deste modo permitiremos que o coelho possa se mover com liberdade. Lembre-se de tirá-lo de sua gaiola uma meia hora por dia, no mínimo. A gaiola deve estar em um lugar bem iluminado e ventilado.

Imagem: coelhoanao.com
10

Os coelhos anões resistem bem ao frio, mas tenha muito cuidado com o calor. Não deixe nunca eles ao sol, verifique que eles tenham sempre sombra para se poderem refugiar.

11

Se você perceber que suas unhas e dentes crescem muito, mesmo que eles desgastem, vá ao veterinário para que as cortem pois ele poderia se machucar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um coelho anão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.