Como cuidar de um Dálmata

Como cuidar de um Dálmata

Se tivéssemos que escolher uma raça famosa, tanto nos contos como no cinema e na TV, essa raça seria o Dálmata: um cachorro com um aspecto característico e inconfundível que faz dele um exemplar elegante e atrativo. Fiel e inteligente, ele é um ótimo animal de estimação, por isso se estiver pensando em dar a ele um espaço em seu lar, umComo.com.br ajudamos com alguns conselhos para saber como cuidar de um Dálmata.

Passos a seguir:
1

O dálmata não chega ao seu aspecto definitivo antes de cumprir um ano, enquanto são filhotes suas manchas ainda não estão presentes em seu pelo da mesma forma que estarão na idade adulta.

2

Além de ser um animal alegre, divertido e muito inteligente, este cachorro é um grande guardião, com um instinto protetor enorme. Também destaca como bom companheiro para a caça.

3

É importante você saber que o dálmata é um cachorro muito ativo que requer exercício diário: caminhar, correr, brincar, tudo o que for necessário para manter seu corpo saudável e seu porte elegante.

4

Este animal é um ótimo animal de estimação porque é bastante dócil, fiel e paciente, inclusive com as crianças mais sapecas, que com certeza manterão ele correndo e brincando.

5

Um dos primeiros cuidados a considerar com o dálmata é dar a ele atenção e carinho, pois é um animal com tendência à melancolia e se o ignorarmos ou mantermos afastado da família ele pode se deprimir.

6

Seu bonito pelo é mantido facilmente, pois é bastante curto. No entanto se queremos que brilhe e que esteja em bom estado devemos escová-lo diariamente ou a cada dois dias. Este animal pode perder muito pelo, se for o caso do seu use nele um shampoo anti-queda, consulte seu veterinário sobre a frequência nas aplicações.

7

É um animal que requer espaço, por isso não se recomenda tê-lo em um apartamento. O melhor é que ele more em um lugar com jardim onde possa correr e se entreter.

8

Assim como no caso de outras raças de cachorro, sua alimentação deve ser conforme a sua idade e à atividade que realiza. Evite dar a ele comida caseira que pode resultar inadequada e com poucos nutrientes para o dálmata. O melhor é recorrer às rações comerciais.

9

Esta raça é propensa à surdez, por isso este aspecto requer atenção especial ao visitar um veterinário

10

Em relação ao médico a recomendação é a mesma de sempre: todo cachorro deve ir a um veterinário duas vezes por ano para uma revisão geral, com o objetivo de assegurar que está tudo bem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Dálmata, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Atenção, brincadeiras e tempo em família é o que o dálmata mais precisa para crescer forte e saudável.