Como cuidar de um gato com a pata quebrada

Como cuidar de um gato com a pata quebrada

Os gatos são animais ágeis e com um incrível sentido de equilíbrio que muitas vezes nos surpreende. Tal fato, associado ao seu espírito curioso e aventureiro, faz com que adorem subir grandes alturas e saltar por aí, o que muitas vezes pode acabar em uma queda que pode originar uma lesão. Quando isso acontece, por vezes temos dificuldade para detectar uma fratura, ao mesmo tempo, é importante saber o quanto antes se o seu gato está machucado para levá-lo ao veterinário e atendê-lo durante a recuperação para garantir o seu bem-estar.

Se você precisa de ajuda para encontrar informação que irão te guiar para descobrir os sintomas que revelam a possibilidade do seu felino ter se machucado, leia esse artigo do umCOMO e aprenda como cuidar de um gato com a pata quebrada com recomendações importantes.

Como saber se a pata do gato está quebrada

Apesar de ser um problema relativamente grave e que exige cuidado para garantir a recuperação do membro ferido, a quebra de um osso pode por vezes passar desapercebida por parecer algo menos grave. Se o osso fraturado romper a pele, a lesão na pata se tornará bastante evidente, entretanto, exceto em casos mais graves nos quais a queda seja presenciada pelo dono ou grave a ponto de ser visível, é difícil determinar se o animal está lesionado sem prestar atenção a certos sinais físicos e alguns comportamento do felino.

Os sintomas de uma fratura em seu gato físicos, ou a indicação de uma lesão importante na pata são:

  • Inflamação na pata afetada;
  • Dor, que poderá ser percebida em razão de sintomas comportamentais;
  • Deformação;
  • Inchaço.[1]

Os sintomas comportamentais de quebra óssea na pata de um gato são:

  • Claudicação ou dificuldade para caminhar;
  • Miados muito agudos e frequentes;
  • Apatia e falta de apetite;
  • É possível que o animal se esconda com medo de ser examinado.

Caso detecte um ou vários destes sintomas são grandes as chances de gato com a pata quebrada, é fundamental levar o gato imediatamente ao veterinário. Apenas um profissional poderá examinar o seu animal de estimação e determinar a existência de uma fratura.

Meu gato está mancando: o que eu faço?

O primeiro passo para saber como cuidar de um gato que está mancando é descobrir qual é a razão da dificuldade em andar que o animal está tendo. Caso o osso quebrado seja óbvio, será necessário adquirir uma tala em um petshop, aproveitando sua ida ao comércio já que também será necessário adquirir um anti-inflamatório para gato pata quebrada, já que os remédios para humanos não são recomendados para bichos de estimação.

Além dos cuidados que envolvem o laudo médico, quando um animal tem este tipo de lesão, é importante dar-lhe uma maior atenção, assim, para cuidar de um gato com a pata quebrada você deverá oferecer-lhe todo o carinho e mimos necessários para uma rápida recuperação. Não se esqueça de que seu gato tem um vínculo com você e que se sentirá bem mais confortado se notar que está sendo cuidado e recebendo apoio.

Se a sua cama está situada em um espaço elevado, será necessário baixá-la à altura do solo para que o animal possa atingi-la sem dificuldade. Caso ele tenha dificuldade de entrar na estrutura que serve como cama, o melhor é tirar o colchão e colocá-lo no espaço ao qual ele fica habitualmente para que o gato possa descansar confortavelmente.

Recomenda-se que o local usado para posicionamento da cama seja tranquilo, com uma temperatura agradável e confortável para que o animal possa descansar, pois necessitará de muito repouso para se recuperar.

É importante também que a sua comida, água e areia não estejam longe do lugar em que o animal descansa, especialmente se tiver dificuldade para caminhar. Embora não seja recomendado manter tudo no mesmo local, será importante que não estejam em pontos opostos ou muito longínquos.

Além disso, é necessário vigiar o seu gato e evitar que este se coce ou que tente tirar o gesso ou a atadura colocada pelo veterinário. Se o fizer, você pode reforçar a área ferida com uma atadura extra para que dificulte a sua retirada. Se ele insistir, consulte um especialista para conhecer alguns métodos que o impeçam de continuar tentando.

Ao cuidarmos de um gato com a pata quebrada, torna-se imprescindível dar ao animal toda a medicação indicada pelo veterinário na hora certa. Os analgésicos e anti-inflamatórios diminuirão o incômodo do seu animal de estimação, favorecendo a sua recuperação. Seguir o tratamento até ao final é muito importante para o bem-estar do animal.

Gato com a pata inchada, o que pode ser?

Além das frautas, existem alguns outros motivos que podem fazer com que um gato apareça com a pata quebrada e bastante dolorida. Veja abaixo os possíveis motivos que poderão te ajudar a descobrir o que se passa com seu bichano:

  • Luxação: a luxação é um traumatismo que pode, assim como quebrar de ossatura, ser causado por quedas, crises convulsivas e choques[2], de forma que muitas vezes tratamos um como se fosse o outro. Já que o gato com luxação também terá dificuldade na movimentação da área, para ter certeza que que não estamos lidando com uma pata quebrada, o ideal é realizar um raio-X;
  • Rompimento de ligamento: também muito frequente quando acompanhado de uma fratura óssea, os rompimentos de ligamento são um lesões que ocorrem quando há a hiperextensão de alguma parte móvel do corpo. Em razão da flexibilidade de felinos, é menos comum que gatos acabem com ligamentos rompidos, entretanto, é uma possibilidade quando grandes movimentações ocorrem em razão de acidentes que causam torção da pata do gato etc;
  • Picada de inseto: a curiosidade dos gatos fazer com que sejam esses animais que estão sempre por aí tentando descobrir novas coisas e até mesmo mexendo onde não devem. Uma das possíveis consequências dessa curiosidade é que os bichinhos podem ficar curiosos ao ver uma movimentação estranha e acabar atiçando algum inseto com ferrão, ocasionando numa picada que irá inchar a região picada. Para saber se o problema é uma picada de inseto, abra o pelo do gato na região mais inchada e observe se há sinal de picada como um ponto com os arredores avermelhados.

Como fazer uma tala para pata de gato

Quando um gato quebra uma pata precisamos colocar uma tala na fraturada pois a estrutura será responsável por manter o membro no local, de forma que o osso conseguirá se reestruturar corretamente. A forma mais simples de resolver o problema é comprando uma tala pronta em uma loja especializada em produtos para animais domésticos, entretanto, também é possível fazer um imobilizador para gatos em casa. Para fazer uma tala caseira você irá precisar de:

  • 1 rolo de esparadrapo;
  • 1 tala de plástico ou de madeira;
  • 1 rolo de curativo de algodão.

Tendo todos os materiais em mão, você precisará primeiramente imobilizar o gato, o que pode ser um pouco difícil e exigir uma ajudinha. Assim que tudo estiver pronto, passe uma camada de curativo por toda a pata do gato, prendendo-a com o esparadrapo, então, bastará posicionar e fixar a tala, que também deverá ser presa.

Veja também: Como fazer soro caseiro para gatos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato com a pata quebrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. Bone fractures. Better Health Channel, Victoria State Government. Disponível em: https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/bone-fractures?viewAsPdf=true. Acesso em: 25/05/2020.
  2. PAIM, A. E.; PAIM, A.; TORRES, C. M. L.; de CASTRO, R. C. R. Luxação posterior traumática do ombro: diagnóstico e tratamento precoce. Revista Brasileira de Ortopedia, Vol. 32, nº 9, 1997. Disponível em: https://www.rbo.org.br/exportar-pdf/3010?nome=32-9%2F1997_set_18.pdf. Acesso em: 25/05/2020.