Como cuidar de um gato com AIDS

Como cuidar de um gato com AIDS

O vírus da imunodeficiência felina ou FIV é o responsável pelo contágio da AIDS felina, uma condição que não é transmissível aos humanos. Esta condição ocorre normalmente em gatos de rua, nos que vivem em grupos e também nos gatos domésticos que costumam sair de casa e passar tempo na rua. Transmite-se através da mordida de um gato infectado e infelizmente não conta com um tratamento que permita a cura do animal. Por este motivo, é importante oferecer ao seu pet as atenções necessárias para garantir o seu bem-estar, e neste artigo de umComo explicamos a você como cuidar de um gato com AIDS.

Passos a seguir:
1

O mais importante a ter em conta é que o contágio da AIDS felina é pouco provável em gatos domésticos que vivem sozinhos e que não saem de casa. Esta doença apresenta-se habitualmente em animais que vivem em grupo ou naqueles que saem à rua e se envolvem em brigas com outros gatos, pois a mordida é a forma de transmissão mais habitual.

Não contagia humanos nem outros animais, e o seu tratamento consiste em minimizar os sintomas da condição, já que não existe cura possível. Uma vez que o veterinário confirme que nosso gato tem FIV, é muito importante oferecer os cuidados necessários para garantir o seu bem-estar.

2

A AIDS felina destrói progressivamente as defesas do gato, afetando o seu sistema imunológico e fazendo com que qualquer vírus ou bactéria possa entrar nele causando danos. Cuidar do animal é essencial para garantir que a sua vida decorra da melhor forma possível, por isso a primeira coisa que deve ter em conta é oferecer ao seu pet um alimento de qualidade, que tenha proteínas e nutrientes e que seja adequado para a sua idade. Em nosso artigo como saber se uma ração é de qualidade damos a você as dicas para detectar se o alimento oferece boas proteínas para o seu animal de estimação.

Consulte o veterinário se existir algum tipo de ração mais indicado para a sua condição e, sobretudo, evite dar comida caseira ou ingredientes cujos efeitos desconhece. Em nosso artigo alimentos tóxicos para os gatos poderá conhecer os ingredientes inadequados para os felinos.

3

É muito importante que mantenha o calendário de vacinação de seu gato em dia de forma estrita, não se esqueça que o animal não conta com um sistema imunológico eficaz e se esquecer das vacinas e reforços, qualquer doença simples poderia gerar grandes complicações. Cuidar da saúde de seu gato nesta etapa é mais necessário que nunca.

4

Para cuidar de um gato com AIDS é fundamental que o mantenha livre de todo o tipo de parasitas, incluindo as pulgas. Não se esqueça que os parasitas são capazes de transmitir doenças e de debilitar notavelmente o seu felino, pois o animal não conta com um sistema imunológico eficiente, por isso as pulgas, carrapatos ou parasitas internos podem ser muito prejudiciais para o seu bem-estar.

Em nosso artigo como desparasitar o meu gato encontrará as dicas para o conseguir com sucesso.

5

É importante que em casa o gato conte com um meio agradável e cômodo e uma rotina bem estabelecida. Dê seu alimento sempre nas mesmas horas, mantenha a sua caixa de areia muito limpa e se certifique de que seu pet receba todo o amor e carinho que precisa. Não estresse o seu gato, não o force a realizar coisas que não deseja e evite que se sinta ansioso.

Um ambientador com feromônios pode ajudar a reduzir o estresse do gato e a melhorar a sua disposição emocional, consulte o seu veterinário a respeito da melhor opção.

6

Quando se trata de cuidar de um gato com AIDS é oportuno fornecer ao animal alguns suplementos que o mantenham nutrido e garantam uma boa saúde. A vitamina A, B1, B6, B12, C, a lisina ou o ômega 6 são alguns dos nutrientes que podem ser úteis.

Para encontrar os melhores suplementos para seu pet, o melhor é consultar o veterinário, que saberá dar a você as melhores alternativas. Adicionalmente, lembre-se de levar sempre o seu pet ao veterinário quando notar que não está bem. Cuidar da sua saúde e dar-lhe atenção médica profissional é muito importante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato com AIDS, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.