Como cuidar de um gato com cinomose

Como cuidar de um gato com cinomose

A cinomose felina, também conhecida como panleucopenia, é uma doença de contágio viral muito séria que pode pôr em risco a vida de nosso animal. Mais comum nos gatos menores de 5 meses, nos felinos que não foram vacinados contra o vírus, em gatos doentes e naqueles que estão em contato com muitos outros felinos, por exemplo, em um albergue, esta condição faz que a saúde de nosso bicho de estimação se degenere de forma significativa. Por isso é importante dar-lhe algumas atenções. Em umComo.com.br explicamos a você como cuidar de um gato com cinomose.

Passos a seguir:
1

O primeiro que você deve saber é que a cinomose felina ou panleucopenia não tem um tratamento médico específico, mas se aplica uma série de medidas para tentar reduzir os sintomas e salvar o animal. Este vírus afeta o sistema nervoso e digestivo, e a medula óssea de seu gato.

Só um veterinário pode diagnosticar esta condição, por isso se seu gato tem alguns dos sintomas deste vírus, deverá levá-lo a um especialista o quanto antes.

2

A primeira coisa que você deve fazer para cuidar de um gato com cinomose é seguir à risca todas as indicações do veterinário. É importante lembrar que a panleucopenia é um vírus muito perigoso que pode comprometer a vida de seu gato, por isso é necessário saber exatamente em que estado se encontra o felino e qual é o prognóstico médico. Pode ser que em alguns casos o animal deva permanecer internado para tentar controlar o avanço da doença.

3

Se seu gato tem panleucopenia, é importante mantê-lo muito bem hidratado para evitar que a diarreia e os vômitos causem estragos maiores. Pode ser que o gato não queira beber de seu prato, neste caso a água deverá ser administrada mediante uma seringa sem agulha. Também é possível dar bebidas hidratantes veterinárias, consulte o médico a respeito deste ponto.

4

Além de seguir o tratamento médico e hidratar o animal, para cuidar de um gato com cinomose é fundamental alimentá-lo de forma adequada. Seu bichinho está muito fraco para comer ração normal, por isso o ideal é dar-lhe ração de lata e obrigar-lo a comer. Novamente pode usar a seringa para dar-lhe o alimento diretamente em sua boca.

Pergunte a seu médico sobre algumas vitaminas e nutrientes que possam ajudá-lo a melhorar e se recuperar.

5

Se você tem outros felinos em casa, será importante isolar o gato infectado para evitar um contágio. O animal deve permanecer em um espaço aquecido do lar, em condições sanitárias limpas e, sobretudo, muito cômodo. Também não devem faltar o carinho e os mimos, pois como em qualquer outra condição física, se o gato sente seu carinho e cuidados as possibilidades de que se recupere são maiores. A cinomose felina não é contagiosa para os humanos, por isso não poupe em amor para seu gato já que não corre nenhum risco.

6

Lembre-se que se seu gato conseguir superar esta condição, será importantíssimo vaciná-lo contra a panleucopenia, pois é a única forma de prevenir esta doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato com cinomose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.