Como cuidar de um gato recém-nascido 

Como cuidar de um gato recém-nascido 

Se por algum motivo você tem na sua casa um gato recém-nascido que não tenha a sua mãe perto, é bom que saiba que este animal de estimação precisará de todos os seus cuidados e atenção para crescer forte e saudável. Para que possa estar em condições de dar resposta às necessidades do gatinho, em umComo.com.br explicamos como cuidar de um gato recém-nascido.

Passos a seguir:
1

Durante as quatro primeiras semanas de vida, os gatos comem apenas líquidos. Isto é muito importante. O que devemos administrar ao gatinho é leite adequado para sua idade, que poderemos encontrar em qualquer veterinário.

2

Quanto à frequência das tomas do leite, se o gato se encontrar em boas condições, bastará alimentá-lo quatro vezes ao dia, ou a cada duas horas devemos dar-lhe ração de leite.

3

Como norma geral, o gatinho recém-nascido deve tomar treze mililitros para cada cem gramas de peso. No entanto, o próprio animal deixará de tomar quando não tiver fome.

4

Para administrar o leite, podemos utilizar uma mamadeira, seringa ou conta-gotas. É muito importante que qualquer que seja o instrumento que escolhemos, devemos ter o máximo cuidado nas medidas de higiene e o limpemos após cada uso, assim podemos alimentar nosso gato recém-nascido cuidando de sua saúde.

5

Ao nascer, o gato não regula sua temperatura, algo que compensa juntando com a mãe e o resto da ninhada. Perante a falta destes, temos de utilizar mantas para manter quente o nosso recém-nascido, mas tendo em conta que não devem ser muito pesadas.

6

No berço do gatinho podemos localizar uma cabeleira postiça que possa servir ao recém-nascido para imitar sua mãe e se encostar sobre ele.

7

Para defecar e urinar, o gato recém-nascido precisa do estímulo da mãe. Nós devemos cumprir essa tarefa. Para isso, podemos usar um algodão que passaremos suavemente pelas zonas genital e anal de nosso gatinho para que possa fazer suas necessidades.

8

Se também quiser saber o sexo de seu animal você pode descobri-lo facilmente consultando nosso artigo como saber se um gato é macho ou fêmea.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato recém-nascido , recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.