Como cuidar de um hamster russo

Como cuidar de um hamster russo
Imagem: animalistas.naturalforum.net

Um hamster russo é um pequeno roedor fácil de cuidar. Esta variedade de hamster, um tanto diferente da raça comum, pode ser criado tranquilamente em casa, sendo um mascote que não requer grandes atenções, e ainda que o desconheça, pode ser uma tarefa difícil. Se está pensando em adquirir um hamster russo e quer aprender a dar-lhe os cuidados ideais para que seu roedor cresça saudável e feliz, leia com atenção o seguinte artigo. Em umComo.com.br ensinamos como cuidar de um hamster russo. Siga estes conselhos e conheça as necessidades específicas destes pequenos roedores.

Passos a seguir:
1

Gaiola. Lembre-se de que a gaiola é o lar de seu roedor, por isso deve estar limpa e adequada para que o ambiente seja mais fácil e feliz. Recomendamos que situe a gaiola de seu hamster em um local ventilado e, também afastado da luz solar direta. Pense que estes animais costumam dormir a maior parte do tempo, por isso os raios solares poderiam causar-lhes uma insolação.

2

Limpeza. Tente não limpar a gaiola de seu hamster russo com produtos químicos abrasivos. Aconselhamos que o faça com desinfetantes suaves. Você pode encontrá-los em lojas de mascotes. Outra opção é fazer uma mistura de água e sabão suave para deixar a gaiola brilhando. Depois seque bem o lar de seu pequeno roedor e acrescente a serragem.

3

Fezes. Normalmente os hamsters russos costumam fazer suas necessidades em algum canto de sua gaiola. Dessa forma, tente manter esse local limpo diariamente e mudar a serragem uma vez por semana.

4

Reprodução. Se quer evitar ter muitos hamsters russos, recomendamos que não misture machos e fêmeas na mesma gaiola. Pense que estes pequenos roedores têm um período de gestação muito breve - entre 16 e 21 dias - por isso, se não quer ter uma grande quantidade de hamsters russos, recomendamos que separe os sexos.

5

Não o incomode. Durante o dia os hamsters russos costumam dormir e passam a maior parte da noite acordados. De modo que se quer que seu roedor esteja feliz, não o incomode durante o dia e deixe-o dormir calmamente.

6

Comida. Para cuidar adequadamente de seu hamster, você deve alimentá-lo com os preparados especiais para hamsteres vendidos nas lojas especializadas em mascotes. Como complemento, você tem a opção de lhe dar frutas e verduras em quantidades muito pequenas. Pequenos pedaços de maçã, milho, alface ou tomate serão alimentos ideais para ele. Lembre-se de que é um animal pequeno, então não o alimente em excesso. Dê-lhe pequenos pedaços para satisfazê-lo. Não lhe dê alimentos muito doces, pois os hamsters russos tendem a sofrer de diabetes.

7

Mimos. Como todo animal, os hamsters também precisam receber seus carinhos. Então tire-o todos os dias de sua gaiola um pouquinho para acariciá-lo. Deste modo, também, evitará que se converta em um hamster selvagem e conseguirá domesticá-lo. Esta é uma das diferenças em relação aos hamsters comuns, já que o hamster russo pode voltar ao seu estado selvagem natural se não for acariciado. Lembre-se: se deseja brincar ou mimá-lo, faça-o a partir da tarde ou à noite.

8

Serragem. Já dissemos que deve mudá-la todas as semanas para manter sua gaiola limpa. Também, é conveniente que não use cedro, pois deixa um óleo que pode afetar o sistema respiratório do pequeno roedor. Encontrará a serragem adequada em sua loja de mascotes.

9

Enfeitá-lo. Como qualquer mascote, o hamster russo também precisa que o enfeite com frequência, mas de uma maneira especial. Coloque em sua gaiola o tipo de areia colocada para as chinchilas, para que mergulhe nela. Ainda que ache que ele está-se sujando, isto deixará sua pele brilhante e limpa. Se não encontrar este tipo de areia, pode usar areia fina da praia. Ele adorará!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um hamster russo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.