
Se procura um cachorro forte, amigável, nobre e de aparência imponente e elegante, o Husky Siberiano é sem dúvida a raça ideal para você. Atualmente, trata-se de um dos cachorros de guarda com mais semelhanças com o lobo, e ainda hoje são usados para arrastar trenós e para acompanhar viajantes e caçadores nas áreas mais geladas do mundo. Com um caráter excepcional, este animal precisa de vários cuidados para se manter saudável e feliz, por isso em umComo.com.br explicamos como cuidar de um Husky Siberiano de forma adequada.
Da mesma forma que acontece quando adotamos ou adquirimos qualquer cachorro ou gato, é importante levar nosso Husky Siberiano ao veterinário assim que possível para uma revisão geral e para tomar as primeiras vacinas que o animal precisa. Existem vacinas básicas que não devemos esquecer se queremos proteger nosso filhote de algumas doenças graves que poderiam colocar em risco sua saúde e sua vida, como a cinomose ou o parvovírus.
Um aspecto importante ao cuidar de um Husky Siberiano é a alimentação. No caso de animais de estimação, o melhor é uma ração de qualidade, fortificada e escolhida segundo a etapa de sua vida: se for filhote, adulto ou idoso. Também deverá considerar a escolha de uma ração especial caso seu animal tenha alguma condição médica particular.
Se seu Husky Siberiano for filhote, então deverá comer quatro vezes ao dia se tiver menos de quatro meses. A partir desta idade e até aos oito meses, o animal deve fazer três refeições diárias; até aos 18 meses, duas vezes por dia, e desse momento em diante apenas uma vez diária basta para mantê-lo nutrido e saudável.
Lembre-se que quanto mais comer, mais vezes fará suas necessidades, por isso durante seu primeiro ano e meio de vida deverá levá-lo para passear pelo menos duas vezes por dia para que possa fazer xixi e cocô. Esta frequência é a ideal para um cachorro de tamanho grande como o Husky Siberiano.
Para cuidar de um Husky Siberiano, você deve dar a ele uma boa dose de exercício diário. Trata-se de um cachorro grande e forte, geneticamente preparado para percorrer longas distâncias, por isso a atividade é fundamental para esta raça. Seu cachorro precisará de pelo menos 20 minutos de exercício (correr, brincar, não só caminhar) por dia e é importante que dedique tempo a esta tarefa para mantê-lo saudável e feliz.
Além disso, deverá escovar seu cão pelo menos uma vez por semana para evitar nós, favorecer a limpeza do pelo e monitorar a presença de pulgas e carrapatos.
A todos estes cuidados deverá acrescentar muito carinho e atenção ao seu animal, pois o Husky Siberiano é um cachorro que precisa de amor para crescer feliz. Lembre-se de dar a ele todas as atenções necessárias para que esteja saudável e contente dia após dia.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Husky Siberiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.