Como cuidar de um Husky Siberiano

Como cuidar de um Husky Siberiano
Imagem: perrosamigos.com

Se procura um cachorro forte, amigável, nobre e de aparência imponente e elegante, o Husky Siberiano é sem dúvida a raça ideal para você. Atualmente, trata-se de um dos cachorros de guarda com mais semelhanças com o lobo, e ainda hoje são usados para arrastar trenós e para acompanhar viajantes e caçadores nas áreas mais geladas do mundo. Com um caráter excepcional, este animal precisa de vários cuidados para se manter saudável e feliz, por isso em umComo.com.br explicamos como cuidar de um Husky Siberiano de forma adequada.

Passos a seguir:
1

Da mesma forma que acontece quando adotamos ou adquirimos qualquer cachorro ou gato, é importante levar nosso Husky Siberiano ao veterinário assim que possível para uma revisão geral e para tomar as primeiras vacinas que o animal precisa. Existem vacinas básicas que não devemos esquecer se queremos proteger nosso filhote de algumas doenças graves que poderiam colocar em risco sua saúde e sua vida, como a cinomose ou o parvovírus.

2

Um aspecto importante ao cuidar de um Husky Siberiano é a alimentação. No caso de animais de estimação, o melhor é uma ração de qualidade, fortificada e escolhida segundo a etapa de sua vida: se for filhote, adulto ou idoso. Também deverá considerar a escolha de uma ração especial caso seu animal tenha alguma condição médica particular.

3

Se seu Husky Siberiano for filhote, então deverá comer quatro vezes ao dia se tiver menos de quatro meses. A partir desta idade e até aos oito meses, o animal deve fazer três refeições diárias; até aos 18 meses, duas vezes por dia, e desse momento em diante apenas uma vez diária basta para mantê-lo nutrido e saudável.

4

Lembre-se que quanto mais comer, mais vezes fará suas necessidades, por isso durante seu primeiro ano e meio de vida deverá levá-lo para passear pelo menos duas vezes por dia para que possa fazer xixi e cocô. Esta frequência é a ideal para um cachorro de tamanho grande como o Husky Siberiano.

5

Para cuidar de um Husky Siberiano, você deve dar a ele uma boa dose de exercício diário. Trata-se de um cachorro grande e forte, geneticamente preparado para percorrer longas distâncias, por isso a atividade é fundamental para esta raça. Seu cachorro precisará de pelo menos 20 minutos de exercício (correr, brincar, não só caminhar) por dia e é importante que dedique tempo a esta tarefa para mantê-lo saudável e feliz.

6

Além disso, deverá escovar seu cão pelo menos uma vez por semana para evitar nós, favorecer a limpeza do pelo e monitorar a presença de pulgas e carrapatos.

A todos estes cuidados deverá acrescentar muito carinho e atenção ao seu animal, pois o Husky Siberiano é um cachorro que precisa de amor para crescer feliz. Lembre-se de dar a ele todas as atenções necessárias para que esteja saudável e contente dia após dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Husky Siberiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.