Como cuidar de um lagarto de estimação

Como cuidar de um lagarto de estimação
Imagem: atrevidinha.uol.com.br

Algumas pessoas preferem ter como pet os lagartos, animais bem exóticos, mas se deparam com falta de conhecimento de como cuidar de um lagarto de estimação. Eles diferem muito dos cachorros e dos gatos pois não exigem tantos cuidados nem atenção, sendo ideais para pessoas ocupadas que apreciam a companhia de um animal em casa. No entanto isto não significa que basta fornecer água e comida ao lagarto para ele se dar bem, e para o orientar neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe tudo o que necessita saber acerca deste tema. Continue lendo!

Passos a seguir:
1

O lagarto se revela uma opção válida de animal de estimação para pessoas que sofrem de alergia a pelos, que vivem em um apartamento ou espaço pequeno e que dispõem de pouco tempo para dar atenção ao pet. Porém não se iluda: eles não são muito efetuosos ou interativos.

2

Lagartos de estimação são colocados a viver dentro de um terrário com tampa, cuja capacidade deve ser proporcional ao tamanho do réptil. Crie vários poleiros com pedras e troncos de árvore e uma caverna para ele descansar. Não se esqueça de colocar também lâmpadas para manter o ambiente quente e iluminado - saiba mais no artigo "Como montar um terrário para lagartos".

Imagem: arcadenoe.pt
3

Para garantir a saúde e bem estar do animal, será necessário fazer manutenção ao terrário, limpando a areia duas vezes por semana, trocando-a uma vez por mês e limpando o tanque. Além disso a água que você colocar para ele beber, disposta em um prato raso, deve ser trocada todos os dias.

4

Relativamente à alimentação, você pode optar por alimentar seu lagarto com comida específica, comprada em lojas de animais, ou recorrer a alternativas caseiras e mais econômicas: insetos (sobretudo grilos), larvas, minhocas, folhas escuras, pequenos pedaços de legumes e ovo cru de galinha (simplesmente coloque lá o ovo). Alimente-o 2x ao dia.

Imagem: pixabay.com
5

Os lagartos são animais de sangue frio, o que significa que não são capazes de regular a temperatura corporal. Para evitar que o animal sobreaqueça, sobretudo no verão, borrife-o com água; em dias mais frescos coloque o terrário ao sol, mas vigie-o pois o excesso de calor pode ser fatal para o lagarto.

6

Pouco a pouco você pode tentar interagir com seu lagarto, ficando a olhá-lo, falando com ele e lhe tocando. No entanto tome especial atenção à cauda, que algumas espécies usam para se defender e podem mesmo ser tão dolorosas quanto um chicote!

Imagem: vocerealmentesabia.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um lagarto de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Escolha o terrário tendo com consideração a espécie do lagarto, pois algumas espécies de gostam mais de trepar que outras, preferindo assim terrários verticais.
  • Se informe acerca da quantidade e intensidade das lâmpadas UV em uma loja de animais que venda lagartos.