Como cuidar de um Maltês

Como cuidar de um Maltês
Imagem: forwallpaper.com

O cão Maltês precisará ser o seu braço direito, estando sempre feliz enquanto estiver próximo ao seu dono, seja no momento de ler um livro ou assistir TV. Eles adoram uma boa caminhada e também de passear de carro, apesar do seu porte pequeno ele consegue te acompanhar numa corrida. Falando em seu porte, este não é o cão ideal para guarda da sua casa mas ele poderá te avisar quando um alguém se aproxima da porta.

Um cão conhecido por ser brincalhão, dócil e destemido, não necessita de locais muito grandes para habitar mas precisa de alguns cuidados para um cão do seu porte. Neste artigo, umComo te diz como cuidar de um Maltês.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo é adotar o seu Maltês, prefira por um cão de raça para evitar problemas posteriores. Você pode procurar por alguém que tenha filhotes, como os criadores de Malteses ou procurar em abrigos e pet shops.

Imagem: cachorrofofo.com.br
2

Ao adquirir um filhote de Maltês, leve-o ao seu veterinário de confiança e realize exames de fezes uma vez por semana, durante o primeiro mês. Mesmo com as vacinas e vermifugas o filhote pode acabar sendo infestado novamente e esse procedimento irá lhe proporcionar mais segurança.

3

Cuidar bem do seu filhote é essencial para ter um Maltês adulto saudável. E nessa fase, o seu cão terá algumas necessidades, assim como os utensílios para maior conforto:

  • Potinho para ração e água para o seu Maltês;
  • Caso seu Filhote de Maltês ainda seja muito pequeno e frágil é necessário mais cuidados e atenção.
  • O uso de Fralda pet descartável para seu Filhote fazer as necessidades fisiológicas é indicada a fralda ao invés do jornal. O jornal não absorve o xixi com facilidade e com isso seu filhote pode se sujar, causando odor desagradável;
  • Ração de marca indicada para o Maltês, pois não aconselhamos a compra de ração diferente. Isso trará desarranjo intestinal ao filhotinho;
  • Casinha ou caminha para o seu filhote ter onde dormir.
4

Alimente o seu Maltês no local onde ele costuma comer e beber, que também pode ser próximo à casinha ou caminha. Você deve alimentá-lo somente com água e ração, com raras exceções. Compre apenas ração especial para esta raça, caso contrário ele pode enfrentar problemas de intestino.

5

Caso você more em apartamento, lembre-se de sair para passear ao menos 15 minutos por dia. Se ficarem todos os dias presos eles podem ficar estressados, leve-o à um parque ou apenas dê voltas no seu quarteirão.

6

Defina um local para o seu Maltês fazer as necessidades. Se você mora em um local sem varanda ou jardim, este local deverá ser dentro de casa e para evitar problemas posteriores o seu cão deve ser ensinado enquanto ainda filhote.

Este local não deve ser perto de onde ele come ou dorme, os cães não se sentem confortáveis com isso e ao mesmo tempo, este local não pode ser muito longe de onde a família costuma ficar. O cão não irá se deslocar da sala até a cozinha só para fazer as necessidades, por exemplo.

Enquanto ainda filhote, coloque um tapete, pode ser o especial para as necessidades de cães pequenos que pode ser encontrado em Pet shops ou um tapete normal que, de preferência, se diferencie dos outros tapetes da sua casa.

Elogie-o quando ele fizer no local correto e dê uma bronca oral caso contrário.

7

A última dica é: ame o seu Maltês, ele é um cachorro pequeno e dócil, se você tiver disposição e cuidar bem dele, não encontrará maiores problemas, seguindo essas dicas você terá um cão educado e com o seu espaço determinado em casa.

Veja também:

  • Como cuidar de um Pastor Belga
  • Como cuidar de um Chow Chow
  • Como cuidar de um cachorro Labrador
  • Como cuidar de um cachorro Beagle

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Maltês, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.