Como cuidar de um pintinho

Como cuidar de um pintinho

Os pintinhos são algumas das aves e animais de estimação mais comuns nas casas. Quando são pequenos têm um jeito e um comportamento engraçado, que apaixona as crianças da casa. Mas apesar dos pintinhos serem fofinhos, temos que seguir algumas pautas básicas para cuidar deles. Aqui em umComo, indicamos como cuidar de um pintinho e dar a ele uma vida saudável.

Vai precisar de:
  • Uma gaiola ou caixa de tamanho médio.
  • Recipiente com água e comida.
  • Lâmpada de luz infravermelha ou panos que deem calor.
Passos a seguir:
1

Quando o pintinho chegar a casa, temos de proporcionar um alojamento adequado onde se possa abrigar e passar o tempo.

Neste primeiro passo podemos adquirir ou construir uma gaiola ou curral considerando que o pintinho vai crescer.

2

Esta gaiola deve ser condicionada para que seja habitável e higiênica.

Para isso devemos dispor de uma cama de palha ou de papel descartável para que absorva a umidade e que ele mesmo possa fazer seu ninho.

Lembre que esta gaiola deve estar protegida das correntes de ar e das altas temperaturas. Por outro lado, não poderá estar completamente fechada para poder ventilar sempre.

Devemos limpar a gaiola de forma periódica, trocando a base por uma limpa, para proteger a saúde do pintinho.

3

Um aspecto importante da gaiola ou curral é sua segurança. Esta gaiola ou curral deve proteger o pintinho dos cães, gatos e outros animais que possam atacar. São frágeis e pequenos, sendo uma presa fácil para os felinos.

4

Além da estrutura da gaiola ou curral, enquanto filhotes, os pintinhos precisam de uma fonte de calor constante para se manter entre os 37 e os 39 ºC. Esta fonte de calor pode ser uma lâmpada de luz infravermelha.

5

Os pintinhos se alimentam e bebem durante o dia todo. Por isso é importante dispor de um recipiente para a água e outro para a comida. Quando o pintinho é filhote, a alimentação será dada por nós.

Durante os primeiros dias é possível que o pintinho não coma nada. Quando nascem, eles têm uma reserva de alimento que pode durar de dois a três dias. Por outro lado, é importante que sempre tenham uma tigela com água e aprendam onde está. Ela deve ser grande para que tenha uma reserva mas não pode cair dentro e se afogar.

6

Durante o período de crescimento, os pintinhos comem milho em pó. À medida que vão crescendo pode dar grãos de aveia ou milho triturados, para ajudá-los na digestão.

Também é recomendável ir a uma loja de agropecuária ou centro veterinário onde obter ração para aves. É importante lembrar que esta alimentação não deve ser para engordar , já que algumas têm hormônios que aceleram seu crescimento.

7

Durante os primeiros dias os pintinhos passam pelo processo de reconhecimento. Durante esta fase os pintinhos reconhecem a mãe e estabelecem um vínculo intenso com ela. Ao separar o pintinho da mãe, ele reconhecerá a nós como mãe, esperando que o criemos e que mostremos o que pode comer e o que não.

Para que durante o tempo todo se sinta acompanhado, o melhor é ter vários pintinhos, deste modo fazem companhia uns aos outros.

8

É importante ter certeza de que o pintinhos tem as vacinas necessárias para garantir sua saúde. Não hesite em consultar um veterinário ou especialista em aves, para que aplique as vacinas obrigatórias na sua região.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um pintinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • A temperatura da área de criação deve ser mantida entre 37 e 39 ºC para um bom crescimento.
  • Limpe diariamente o local ou caixa onde o pintinho se encontra.
  • Se for usar uma caixa, lembre de fazer pequenos buracos para permitir que o pintinho respire.
  • Se tiver dúvidas sobre sua saúde, consulte seu veterinário.