Como cuidar de um Poodle Toy

Como cuidar de um Poodle Toy
Imagem: imoveisbrasiliadf.com.br

O poodle é uma raça de cachorros oriunda da Alemanha. É considerada uma das raças mais inteligentes, uma vez que tem uma capacidade de aprendizagem bastante rápida. A raça poodle tem 4 variedades de tamanhos: o tamanho gigante, de 46 cm a 60 cm, o tamanho médio, de 35 cm a 45 cm, o tamanho miniatura, de 28 a 35 cm e, por fim o toy, com um máximo de 28 cm. O poodle é conhecido pela sua fidelidade, o que faz dele um ótimo cachorro de companhia bastante agradável. Tal como todas as raças de cachorros, o poodle também exige cuidados especiais. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como cuidar de um Poodle Toy.

Passos a seguir:
1

Pode comprar um poodle toy numa loja de animais ou na internet. Antes de comprar o poodle, deverá examinar muito bem o local onde se encontra o poodle, se está limpo e bem cuidado. Pergunte ao criador, se o animal está vacinado, se tem qualquer doença, se tem um comportamento normal junto de outros cachorros e que tipo de alimento está comendo. Verifique também, se existe um recipiente com água e outro com comida no local. Veja se o poodle tem uma aparência saudável, se tem energia e não fica apenas sentado num canto, com um aspeto abatido. Esta raça existe em 5 cores: branco, preto, chocolate, cinza e abricó (bege).

2

Os poodles são ideais para viver em apartamentos, não sendo necessário ficarem no jardim. Antes da chegada do poodle toy, deverá preparar um cantinho só para ele. Deverá comprar uma cama para ele, uma coleira e a trela, um recipiente para água e outro para a comida e alguns brinquedos.

3

Se comprou um poodle ainda cachorrinho, deverá comprar ração para cachorros bebês, especialmente para cachorros de pequeno porte, visto que é um poodle toy. Caso tenha comprado um poodle já adulto, deverá comprar ração para cachorros adultos de pequeno porte. Normalmente, as embalagens de ração têm uma tabela com as indicações da quantidade de comida recomendável, consoante a idade e o peso. Escolha um tipo de ração que contenha carne como o seu elemento principal. Lembre-se que é extremamente importante para a saúde do seu animal, alimentá-lo apenas com comida especial para cachorros. A comida para cachorros tem todos os nutrientes necessários para uma vida saudável. Tenha sempre água limpa ao seu dispor.

4

Se o seu cachorro for adulto, deverá escovar o pêlo semanalmente, com uma escova de aço, para não ficar embaraçado e manter assim a beleza natural do animal. No entanto, os cachorros bebês devem ser escovados com uma escova de nylon.

5

Não exagere na quantidade de banhos, dê banho ao seu poodle apenas quando for necessário. Pode dar banho ao poodle no máximo uma vez por cada 15 dias. Lave com shampoo suave indicado para cachorros e, no final escove-o e seque-o, se possível, com o secador. É muito importante não deixar entrar água nos seus ouvidos.

6

Deverá cortar as unhas do seu poodle apenas nas pontas, de modo a ficarem apenas aparadas. Caso não consiga fazê-lo, recorra a um veterinário.

7

Certifique-se que o seu poodle é tosado, pelo menos, a cada três meses. É recomendável que este procedimento seja feito por profissionais. Os poodle cachorrinhos não devem ser tosados.

8

Os poodles são bastante sensíveis, por isso dê-lhes todo o amor e carinho. Eles são muito carinhosos e adoram ser acariciados. Dedique algum tempo do seu dia ao seu poodle, brinque com ele, acaricie-o e passeie com ele. Se o seu poodle for ainda cachorrinho, deverá passear com ele na rua 3 vezes ao dia, pois os poodle toy têm muita energia. Quanto o seu poodle ficar mais velho, poderá sair com ele à rua apenas 2 vezes por dia.

9

Treine o seu poodle a fazer truques. Esta raça é uma das mais inteligentes, por isso será bastante fácil treiná-lo, dedicando apenas algum tempo. Elogie ou dê-lhe um biscoito, quando ele conseguir fazer aquilo que lhe está a ensinar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Poodle Toy, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Verifique com alguma regularidade o pêlo e a pele do seu poodle, procure por feridas ou por algo diferente.
  • Se o seu poodle estiver durante muito tempo deitado ou começar a esconder-se, pode significar dores ou fraqueza, por isso consulte o seu veterinário.