Como cuidar de um porquinho da índia

Como cuidar de um porquinho da índia

Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, o porquinho da índia é um animal que exige muitos cuidados. Ele não tem o mesmo organismo dos outros roedores, embora seja um animal doméstico bem comum. Mesmo brincalhão e dócil, se intimida e assusta com muita facilidade, necessitando de atenção especial. O umCOMO separou dicas sobre Como cuidar de um porquinho da índia para alertar donos e interessados no bichinho sobre suas peculiaridades.

Passos a seguir:
1

O roedor é um animal herbívoro que só se alimenta de vegetais. Cuidar da alimentação do porquinho da índia previne infecções e doenças e garante sua saúde. As rações devem ser escolhidas com cuidado; procure por aquelas indicadas especificamente ao porquinho da índia, e não para todo e qualquer tipo de roedor. Frutas e legumes, de preferência orgânicos, devem ser ingeridos diariamente. Evite também oferecer produtos processados, alface, batata, cogumelos, tomate e milho.

Dica: Confira o artigo Como alimentar um porquinho-da-índia para saber mais informação sobre a sua alimentação!

2

A gaiola do porquinho-da-índia sempre deve ser ampla e arejada. Tenha cuidado com o forro; prefira um forro de feno, ou material próprio para roedores e evite forro de palha: se for ressecada demais, pode machucar o bichinho. O forro deve absorver a urina e ser trocado pelo menos duas vezes por semana, pois corre o risco de atrair larvas e insetos. No geral, a gaiola deve ser limpa com frequência, justamente para evitar que o animal se contamine.

3

Escolha brinquedos e outros materiais que possam ser comestíveis. Por ser um roedor, o porquinho da índia provavelmente tentará morder o que estiver a seu alcance, portanto evite colocar à sua disposição algum material tóxico. A gaiola também não deve ficar em locais expostos ao sol. Embora seja tentador, não compre uma roda de exercícios para ele: o porquinho da índia não é um hamster e pode se machucar facilmente na roda.

4

É difícil para o brasileiro pensar que banho pode ser uma coisa negativa. Mas, no caso do porquinho da índia, quanto menos banho, melhor. Ele deve ser limpo apenas algumas vezes por ano, sempre com xampu adequado. Evite o contato com água na região das orelhas para que o animal não pegue alguma infecção. E tome muito cuidado com o choque térmico: dê banho em um local apropriado, com água morna, e deixe-o bem sequinho.

5

As unhas do porquinho da índia devem ser cortadas toda semana. No entanto, preste atenção ao comprimento exato delas para não cortar uma veia do animal. Outros cuidados são necessários com o bichinho. Se os olhos estiverem com alguma secreção, leve-o até um veterinário, pois pode ser sinal de alguma infecção. Limpe também regularmente o ânus e a genitália do bichinho com um pedaço de algodão.

Imagem: guinealynx.info
6

O porquinho da índia é um animal extremamente sociável e precisa de carinho para permanecer feliz. Dedique um tempo do seu dia a ele e dê muita atenção. É importante manusear o animal e acarinha-lo para criar um laço afetivo. Um porquinho da índia bem cuidado será mais alegre e saudável!

7

Quando for cuidar de um porquinho da índia, lembre-se que ele merece um tempo fora da gaiola para se exercitar apropriadamente. No entanto, ele deve ser colocado em um local bem cercado e do qual não possa escapar. Por correr muito rápido, pode se esconder facilmente de seus donos e causar problemas pela casa. Cuide para que ele ocupe um canto exclusivo e longe de eventuais acidentes – como pisadas, por exemplo.

8

Se está buscando mais informação sobre os cuidados do porquinho-da-índia, confira também:

  • Porquinho-da-índia: O que deve saber antes de comprar
  • Como cuidar de uma porquinha-da-índia grávida
  • Quando dura a gravidez de uma cobaia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um porquinho da índia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se o seu porquinho da índia manifestar sintomas estranhos, busque a ajuda de um veterinário.