Como cuidar de um shih tzu

Como cuidar de um shih tzu
Imagem: dogsnuffle.com

Shih Tzu é uma raça de cachorros de porte pequeno muito adoráveis e cujo nome significa "cachorro leão". São originários da China, eram domesticados em palácios e entre famílias abastadas das quais recebiam imensos cuidados, e conta a lenda que nasceram da junção entre o cachorro pequinês chinês e o lhasa apso. Esta raça quase ficou extinta durante a invasão japonesa em 1937, mas criadores ingleses reuniram esforços para evitar isso e felizmente ela perdura até hoje. São animais extremamente dóceis, adoram crianças e colo e são um ótima companhia. Provavelmente são essas as razões por que atualmente o shih tzu é uma das raças de cachorros mais populares no Brasil! Se você possui um cachorro destes ou pretende vir a ter um e procura saber como cuidar de um shih tzu, veio ao sítio certo, pois neste artigo umComo explicamos-lhe tudo o que deve saber!

Cuidados gerais

Por ter um porte pequeno, este cachorrinho não sente necessidade de praticar muito exercício físico, pelo que as caminhadas dentro de casa serão suficientes para ele - no entanto não abdique de o levar a passear de vez em quando! Outro aspeto a ter em consideração é que eles bebem muita água, por isso tenha sempre uma tacinha com água fresca ao dispôr do seu cachorro. Relativamente à comida, será melhor se esta for específica para o seu tamanho, mas o mais importante é que seja equilibrada e sem muitas calorias, para que ele não ganhe peso indesejado. Não se esqueça também de o levar ao veterinário periodicamente, de forma a manter a vacinação em dia e para que o médico possa verificar se está tudo bem com ele. É aconselhado um banho semanal com um shampoo próprio para cachorro, protegendo bem as orelhas e seguido de uma secagem imediata com o secador.

Imagem: thedogwallpaper.com

Cuidados com o pelo

O shih tzu é um cachorro de pelagem longa, isso significa que serão necessários alguns cuidados específicos para a boa manutenção deste. O primeiro cuidado é, claramente, a escovagem, que deve ser feita a partir dos quatro meses para o habituar e utilizando uma escova de pinos metálicos sem bolinhas nas pontas. Com o tempo você perceberá com que frequência o seu cachorro deve ser escovado, e isso poderá variar entre todos os dias a 3 vezes por semana. Na presença de nós, umedeça o pelo e desfaça-os com as mãos. Se não pretender que o seu cachorro tenha a pelagem muito longa, proceda a uma tosa ocasional, recorrendo a alguém que saiba como fazer ou aprendendo você mesmo. É igualmente importante ter o cuidado de cortar o pelo em redor dos olhos deste cachorro ou prendê-lo com acessórios, para que não interfiram na sua visão e não irritem os olhos. Cultivando todos estes hábitos de cuidado do pelo de um shih tzu, além de conseguir que ele tenha uma aparência muito mais bonita e pelo macio e saudável, estará reforçando os laços da vossa relação.

Imagem: greendaykennel.wordpress.com

Cuidados de saúde

A raça shih tzu pertence à categoria de cachorros braquicefálicos, o que significa que têm uma cabeça larga e focinho achatado. Devido a essa caraterística, o seu cachorro shih tzu irá desenvolver com mais facilidade problemas respiratórios, graves ou moderados, em comparação a outras raças não braquicefálicas. Será mais propenso a emitir roncos e sofrer de apneia e infeções, sobretudo ao nível dos olhos e dos ouvidos. Por esta razão deve ter o cuidado de afastar o pelo em torno da região ocular, recorrendo ao corte ou a chuquinhas, e fazer uma limpeza semanal aos ouvidos, limpando-os para evitar a formação de cera, e sempre evitando a entrada de água, o que poderá acontecer durante os banhos. Se proceder a estes cuidados e atender a consultas regulares ao veterinário, seu shih tzu crescerá saudável e com menos propensão de vir a sofrer complicações, pelo que é essencial que lhe preste a devida atenção.

Imagem: dogoftheday.me

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um shih tzu, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Seja responsável por seu cachorro, certificando-se de que lhe proporciona todos os cuidados e atenção que ele merece.
  • Apenas adote um cachorro se tiver condições para isso e prefira a adoção por parte de criadores em vez de petshops e vendas na internet, pois você não saberá qual a origem deles nem em que condições foram criados.