Como cuidar de um vira lata

Como cuidar de um vira lata
Imagem: portaldodog.com.br

Cuidar de um vira lata na maioria das vezes é mais simples do que cuidar de um cão de raça, pois os vira lata são animais muito mais resistentes a doenças e a condições adversas do que cães com pedigree. Você pode adotar um vira lata ainda cachorrinho ou um já adulto, ambos vão ser muito gratos pela oportunidade que você está dando, sem falar que você vai se sentir muito bem, porque conseguiu retirar mais um cachorro das ruas. Cães com ou sem raça definida são animais, merecem amor, carinho e cuidados, para saber como cuidar de um vira lata basta continuar lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo para você cuidar de um vira lata é ter um, claro não é gente? Então você pode adotar estes bichinhos em associações de cachorros ou você pode adotar aquele cachorrinho que fica sempre olhando para você pedindo comida no meio da rua.

2

Não é muito complicado levar um vira lata para casa, basta você ganhar a confiança dele, se tiver algum receio, basta chamar uma associação para ajudá-lo a capturar o seu futuro amiguinho de quatro patas.

3

As associações na sua maioria, estão sempre dispostas a ajudar a retirar cães da rua, tudo fica mais fácil quando esse cachorro já tem um dono para ficar com ele.

4

Portanto, contate uma associação da sua cidade que eles irão ajudá-lo. Vira lata vindo da rua ou de uma associação, a primeira coisa a fazer antes de levar o bichinho para casa é uma visita ao vet.

5

Convém sempre fazer um check-up no seu amiguinho antes de juntá-lo com outros animais ou pessoas.

Imagem: tudointeressante.com.br
6

Com o check-up feito e o veterinário dando o ok, você pode levar o seu bichinho para o novo lar. Inicialmente ele deve estar assustado pois nunca esteve numa casa com pessoas ou outros animais.

7

Deixe-o sozinho um pouco, num cantinho quente e com uma mantinha para ele se deitar, um brinquedo para ele se entreter, água e comida à disposição.

8

Quando ele se sentir mais à vontade, pode permitir outros contatos, com humanos e outros animais da casa. Lembre-se no caso de outros animais e crianças você deve sempre supervisionar. Pois os animais são ciumentos e territoriais nem todos encaram bem a vinda de um novo amiguinho. Em relação às crianças, elas por vezes não têm a noção da força e acabam magoando o cachorrinho, que vai ficar assustado e com medo de contato humano.

Imagem: pt.forwallpaper.com
9

Cachorros vira lata não precisam de muitos cuidados com a saúde, claro, devemos sempre visitar o veterinário, pelo menos uma vez por ano, para confirmar que está tudo bem com o nosso amigo. Estes animais resistem muito mais a doenças comuns que cachorros de raça, existem raças de cachorros que têm mais predisposição a desenvolver um tipo de doença, como a displasia coxofemural ou insuficiência renal. Enquanto que os vira latas, não têm tendência a desenvolver esse tipo de doenças pois são cachorros mais selvagens.

10

Cachorros vira lata são cães bastante inteligentes, vale lembrar que eles dependem apenas deles para sobreviver, isso fez com que desenvolvessem mais aptidões do que alguns cachorros de raça.

11

Deve treinar o seu vira lata como se fosse um cachorro com pedigree, eles conseguem fazer tantos ou mais truques do que os cachorros que nasceram programados para isso.

12

Basta você perder algum tempo com ele, afinal são todos animais com mais ou menos pedigree.

13

Para cuidar de um vira lata, o mais essencial é amor e carinho, você tem muito para dar? Então o que está esperando? Vá ajudar um vira lata e ganha um companheiro para a vida.

Imagem: cachorrosfofos.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um vira lata, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.