Como cuidar de um Weimaraner

Como cuidar de um Weimaraner
Imagem: bitscaverna.com.br

Weimaraner é uma raça de cachorro de caça grossa, originário da Alemanha, os registos mais longínquos desta raça rondam o século XIII. O Weimarener é um cão bastante inteligente, ágil e brincalhão pode ser treinado para busca e salvamento, cão guia, cão de guarda ou cão polícia. Esta raça de cachorro tem o faro muito apurado, deve ser solto em logares que estejam bem vedados pois ele pode ir cheirando e acabar por se perder. Enquanto são cachorrinhos os Weimaraner têm olho azuis claros mas quando adultos os olhos ficam amarelos. Se pretende adquirir um Weimaraner deve ler este artigo de umComo que explica como cuidar de um Weimaraner, dando boas dicas para se preparar para o seu novo companheiro.

Características físicas de um Weimaraner

Weimaraner é uma raça de cachorros grandes, os machos podem chegar a atingir 70 cm e pesar até 38 kg. O corpo destes cães é musculado, esbelto e gracioso, a sua pelagem pode ser curta ou comprida, sendo mais usual encontrar este cachorros com pelo curto. As cores variam entre o cinza e o acastanhado. As suas orelhas são compridas, arredondadas e largas, enquanto o focinho é mais quadrado. Os olhos mudam de cor, quando nascem estes cachorros têm olhos azuis bem clarinhos, com o passar do tempo os olhos vão se tornando amarelados. A sua cauda é comprida mas muitos tratadores desta raça preferem cortá-la, deixando apenas a cauda com 15 cm.

Imagem: clubeparacachorros.com.br

Características comportamentais de um Weimaraner

O weimaraner é independente, alegre, adora brincar, é bastante paciente e muito enérgico. Estes cães são meigos, bastante companheiros e fieis aos seus donos, são também teimosos, por isso precisam de um treino de obediência específico. Esta raça é barulhenta, gostando de ladrar para chamar à atenção do dono ou para dar sinal da presença de algum estranho no seu território. Este cachorro precisa de bastante execício para não causar o caos em casa, devem ter duas horas de exercício diário para ficarem calmos e sentirem-se felizes. Pode incentivá-los a correr para ir buscar bolas ou paus, pode correr com eles ou até mesmo nadar, estes cães dão-se muito bem com a água.

Imagem: weimaraner-hamburg.de

Como cuidar de um Weimaraner

A primeira coisa que deve ter em consideração para cuidar de um Weimaraner é antes de adquirir um cachorro desta raça, perceber se vai ter tempo e vontade de exercitá-lo, pois este cão necessita de muito exercício, se for uma pessoa ativa que gosta de fazer exercícios ao ar livre, este cachorro será um bom companheiro para si. Deve ter uma casa espaçosa com uma varanda ou um jardinzinho para que este pet possa ter algum espaço, no entanto ele não deve ficar fora de casa, pois fica muito deprimido por não ter acesso à casa. O pelo não requer muitos cuidados, bastas escovar diariamente e evitar os banhos. O Weimaraner é um cão territorial, por isso necessita de um dono experiente para lidar com ele, são cães muito ligados aos donos mas não reagem bem a injustiças por parte dos donos por isso quando o seu animal lhe agradar, deve valorizar e dar um retorno positivo, uma festa ou um biscoito. Deve fazer treinos dinâmicos pois estes animais aborrecem-se facilmente de treinos repetitivos e massivos. Treine com alguma frequência a obediência para eles se habituarem a ficar menos teimosos. A nível de saúde este raça costuma ter torções de estômago, displasia da anca, otites e problemas de visão.

Imagem: pixshark.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Weimaraner, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.