Como cuidar de um Yorkshire Terrier

Como cuidar de um Yorkshire Terrier
Imagem: portaldodog.com.br

De entre as raças de cachorros de pequeno porte mais populares, os Yorkshire Terrier ocupam uma posição privilegiada. Originários da Grã-Bretanha, estes cachorros tornaram-se os preferidos no Brasil durante vários anos e a terceira raça de companhia mais requisitada em Portugal. A inteligência extrema e grande ternura são caraterísticas do seu temperamento que podem justificar essa preferência. Além disso também não dá para ficar indiferente à sua aparência, que foi aperfeiçoada ao longo dos anos através de seleção artificial para que mantivesse, durante a idade adulta, os mesmos traços de quando filhote. Se você está pensando adotar um cachorro desta raça ou pretende se tornar um dono exemplar, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe damos várias instruções úteis acerca de como cuidar de um Yorkshire Terrier!

Passos a seguir:
1

O Yorkshire Terrier é considerada uma das raças que melhor se adapta morando em apartamentos ou espaços pequenos. No entanto eles apreciam pequenos passeios pela rua ocasionalmente, de forma a poderem explorar novas áreas.

2

Eles se dão bem convivendo com outros humanos, até porque não suportam passar muito tempo sozinhos, já o mesmo não acontece em relação a outros animais. Há que ter atenção também em relação às crianças: apesar de dóceis, os Yorkshire não toleram certas brincadeiras por parte delas, preferindo os adultos.

Imagem: planet-yorkshire.blogspot.pt
3

Com a sua bonita e longa pelagem, esta raça de cachorro exige alguns cuidados específicos. Será necessário, por exemplo, que os escove diariamente, e que proceda a banhos frequentes - o indicado é que se repitam uma vez por semana.

4

Tenha também o cuidado de aparar os pelos em volta dos olhos, orelhas, patas e anus, para evitar complicações de saúde e manter a higiene. Periodicamente, sobretudo nos meses de mais calor, também pode levar seu Yorkshire a um profissional para realização da tosa.

Imagem: thepetscentral.com
5

Aparar os pelos das orelhas tem também grande importância no desenvolvimento dessa área do corpo. Isso acontece porque, até aos 6 meses de idade, as orelhas dos Yorkshire não têm forma definida, e uma grande quantidade de pelo pode dar origem a orelhas descaídas na fase adulta.

6

Com o lacrimejar habitual do cachorro, é natural que se comece formando muco nos cantos dos olhos. Limpe essa sujidade com uma gaze umedecida em água tépida ou soro fisiológico para evitar infeções e manchas no pelo.

Imagem: blogdocachorro.com.br
7

É habitual ver Yorshire Terrier vestidos, e esse não é uma questão apenas estética: eles não lidam bem com climas frios pois não possuem camada de gordura por baixo do pelo que os mantenha quentes. Assim sendo compre-lhes algumas peças de roupa ou faça você mesmo.

8

Em relação à comida, estes cachorros comem uma quantidade proporcional ao seu tamanho, ou seja: pouco. Assim sendo os gastos da alimentação não serão elevados, mas é importante que dê preferência a rações de qualidade.

Imagem: omeuyorkshire.blogspot.pt
9

Uma das consequências do cruzamento seletivos artificiais é o fato desta raça ser muito vulnerável ao nível da saúde. Se forem expostas ao frio durante muito tempo podem apanhar pneumonia, além disso têm tendência para apresentarem complicações ósseas e articulares - uma pequena queda pode originar quebra nos ossos das patas.

10

Por último, não menospreze as idas ao veterinário, de forma a manter a vacinação em dia a prevenir o surgimento de doenças e outras complicações de saúde. Seguindo todos estes cuidados, seu Yorkshire pode chegar a viver 15 anos.

Imagem: cutearoo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Yorkshire Terrier, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.