Como cuidar de uma calopsita

Como cuidar de uma calopsita
Imagem: equipeveterinariafv2010.blogspot.pt

Se você é da opinião de que aves não são bons animais de estimação, tente uma calopsita, (ou caturra, caso viva em Portugal)! Esta espécie de pássaro é considerada, pela legislação brasileira, uma ave doméstica, devido à sua dependência para com o dono: são dóceis, interativas, alegres, se apegam muito e os machos calopsita podem presenteá-lo com belas melodias. Agora que ficou conhecendo um pouco melhor esta espécie, talvez pondere adquirir uma para lhe fazer companhia. Se é o caso, continue lendo este artigo umComo.com.br e saiba como cuidar de uma calopsita!

Alguns pontos a ter em conta antes de comprar uma calopsita

  • Trata-se de um animal de estimação dependente, que lhe irá exigir atenção e cuidados. Certifique-se de que reúne as condições necessárias para criar uma calopsita, a nível de tempo e dinheiro;
  • Uma calopsita pode viver até 25 anos, o que significa que, se tratar bem dela, terá a companhia da sua durante grande parte da vida;
  • Não é aconselhado que, quando viajar, leve a calopsita consigo. Por essa razão, se for uma pessoa que viaja muito, pondere adotar um animal mais versátil, ou peça a alguém de confiança que fique com ela durante a sua ausência;
  • Você tem cachorros e gatos em casa? Pense acerca de como eles lidarão com a chegada de um pássaro, e qual o cômodo da casa mais indicado para colocar a gaiola em segurança.
  • As calopsitas são bem vocais ao amanhecer e entardecer, por essa razão, se você tiver de dormir até tarde de manhã ou deitar-se cedo, talvez elas não serão o animal de estimação ideal para si.

O espaço da calopsita

Se você está decidido em levar uma calopsita para o seu lar, comece procurando e escolhendo gaiolas. Estes pássaros medem cerca de 30 cm e irão necessitar de uma gaiola de tamanho médico com poleiros, de forma a conseguirem se movimentar com facilidade, abrir suas asas e não bater constantemente com as penas do rabo nas grades da gaiola. Se você tem jeito para manualidades, experimente fazer uma gaiola para pássaros. Coloque a gaiola em um cômodo que receba sol pela manhã e seja fresco ao entardecer, que não sofra bruscas mudanças de temperatura nem que contenha odores intensos. Tenha ainda o cuidado de não colocar a gaiola sob luz solar direta e aprenda como limpar a gaiola.

Imagem: clasf.com.br

A alimentação

As calopsitas não são muito exigentes a nível alimentar nem existe uma dieta específica para esta espécie, pois elas tendem a comer um pouco de tudo. Por essa razão você pode alimentá-las com ração específica para a sua espécie (adoram sementes), ou com legumes, frutas e vegetais que tenha habitualmente em casa, pão e ovo cozido. Apenas tenha em atenção que, entre essas opções, há alguns alimentos que não lhes deve dar: abacate, alface, maçãs com semente, tomate e alimentos tipicamente humanos e não naturais, como gelados, carne ou iogurtes. O comedor e bebedor não deve ser de plástico, pois a sua calopsita poderá começar a roê-los, e a água não deve ser servida gelada.

Imagem: casadospassaros.net

O corte/aparo das asas

Por se tratar de uma espécie de ave tão dócil, frequentemente donos de calopsitas as soltam de suas gaiolas e deixam que andem livremente pela casa, de forma a conseguir interagir mais facilmente com elas. Para evitar que sua calopsita fuja ou voe para espaços perigosos dentro de casa, pode optar pelo corte de suas asas, que consiste no aparo das penas. Peça a alguém experiente que faça isso, como um veterinário, para não machucar sua calopsita ou colocar a saúde dela em risco.

Imagem: casadospassaros.net

Os hábitos e comportamentos

A nível de saúde, as calopsitas não têm tendência a adoecer, mas elas podem se revelar bastante deprimidas se não receberem a atenção desejada, chegando até mesmo a sofrer automutilação! Os comportamentos variam um pouco de calopsita para calopsita, mas de forma geral são pássaros alegres, brincalhões e ativos que adoram passar algum tempo com seus donos. Aprenda como amansar uma calopsita e dedique-lhe cerca de 1h por dia, durante a qual você a acariciará, assobiará para ela e brincará. Calopsitas tendem a aprender melodias com grande rapidez, por isso toque algumas músicas calmas para ela, assobie ou coloque-a próxima de outros pássaros. Se você não tiver oportunidade de passar todo esse tempo com sua calopsita, compre-lhe um brinquedo ou encontre um parceiro para ela, tendo em conta que deverá lhes apresentar algumas opções - as calopsitas escolhem seu próprio parceiro. Outro ponto muito importante a saber no momento de criar uma calopsita é que elas têm tendência para sofrer terrores noturnos, por essa razão, nunca a deixe na escuridão completa.

Imagem: portalpets.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma calopsita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.