Como cuidar de uma cobaia

Como cuidar de uma cobaia
Imagem: cobayas.org

Se você tiver escolhido uma cobaia, também conhecida como porquinho-da-índia, como mascote, deverá saber como cuidar dela para que tenha uma vida feliz e saudável. As cobaias são carinhosas e cheias de energia, e se forem criadas desde pequenas podem ser grandes amigas. São animais gregários, portanto gostam de estar em grupo. São muito sensíveis às mudanças, à alimentação e ao ambiente, por isso é essencial cuidar bem delas para evitar que adoeçam. Em umComo.com.br vamos explicar-lhe como cuidar de uma cobaia para que a convivência entre vocês seja boa e duradoura.

Adaptação ao novo lar

A adaptação da sua cobaia ao seu novo lar é essencial. Para isso é conveniente acondicionar adequadamente sua gaiola e dar-lhe um tempo para se adaptar ao novo lar. Mesmo que tenha muita vontade de pegá-la no colo e fazer carinho, espere até ela saber que essa é sua nova casa.

Se você já tem uma cobaia em casa e quer que elas virem amigas, primeiro acondicione a nova cobaia em uma gaiola menor, ao lado da gaiola da cobaia anterior, para que elas se cheirem e se conheçam. Quando já tiverem se conhecido, pouco a pouco vá colocando a nova cobaia na gaiola de sua nova amiga por pouco tempo até que tenha uma adaptação definitiva.

Pode ser que no começo ela fuja de você por medo, mas ao contrário de outros roedores como os coelhos, as cobaias não mordem. Dê-lhe tempo para que conheça e confie em você.

Imagem: arcauniversal.com

Alimentação

Você pode encontrar comidas para cobaias em lojas especializadas e inclusive nos supermercados. Sua comida deve ser colocada em um recipiente de aço inoxidável. Sua alimentação deve ser combinada com ração, frutos secos como sementes, frutas e verduras. A fruta e a verdura deverá ser picada para que seja mais fácil sua digestão.

Se você der algum prêmio ela gostará, pode ser uma fruta ou sementes de girassol sem sal. Também deve ter feno ou alfafa. Não pode faltar nunca água limpa e fresca.

Imagem: hogarutil.com

Higiene

Manter uma boa higiene da sua cobaia é importantíssimo. Você pode dar banho na sua cobaia a cada três ou quatro meses. Quando der banho, é essencial cuidar da temperatura já que a água não pode estar nem muito fria nem muito quente. Pergunte ao seu veterinário o xampu que deve usar para saber qual é a melhor opção, e nunca deixe escorrer para os seus olhos. Também pode usar xampus para lavagem em seco, são mais cômodos e muito adequados na época do frio.

Para secar use uma toalha de algodão e suave, jamais seque com um secador, porque além de assustá-la com o barulho é perigoso. Escove o pelo para evitar nós.

Se seu bichinho tiver remelas, é uma boa ideia retirá-las com um cotonete úmido. Outro aspecto essencial que deve lembrar é de desparasitar a sua cobaia, tanto de forma interna como externa.

Imagem: mascotapetit.blogspot.com

Manutenção e conselhos

Por último darei mais alguns conselhos para cuidar de sua cobaia:

  • Nunca coloque juntos dois machos ou duas fêmeas: se quer que sua cobaia tenha um amigo, deverá ser do sexo oposto.
  • Evite qualquer tipo de corrente de ar já que sua cobaia poderia adoecer.
  • As cobaias fazem muito xixi, por isso é adequado colocar materiais absorventes na gaiola, além de trocá-los com frequência para evitar umidade e possíveis doenças por sujeira.
  • É bom que a gaiola seja grande, já que as cobaias gostam de espaços amplos, além disso você pode retirar a cobaia durante algum momento do dia para que corra pela casa e faça exercício, evitando que se entedie ou fique obesa. Quando a deixar livre pela casa, vigie para que não morda cabos.
  • Pode dar-lhe brinquedos para pássaros ou gatos para que não se entedie. O papelão do rolo do papel higiênico vazio costuma ser um de seus brinquedos preferidos.
Imagem: mascothouse.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma cobaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.