Partilhar

Como cuidar do meu cachorro no verão

Por Sara Viega. Atualizado: 16 outubro 2017
Como cuidar do meu cachorro no verão

Chegam os dias de calor, e assim como nós devemos prepararmo-nos usando roupa mais leve para aliviar o calor, ou aumentar a ingestão de água para não desidratarmos, os nossos cachorros também precisam de atenções especiais para se manterem saudáveis durante está intensa estação. Mas que medidas devemos ter em conta neste período? Em umComo.com.br explicamos-lhe como cuidar do seu cachorro no verão e garantir a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como manter meu cachorro fresco no verão
Passos a seguir:
1

Durante o verão, como em qualquer outra estação, é muito comum sair para dar uma volta de carro com o nosso cachorro. Mas repentinamente temos a necessidade de sair por um momento da viatura, é aí que muitos donos comentem um tremendo erro, deixar o cachorro dentro do carro.

No verão as temperaturas aumentam de tal forma que em poucos minutos o seu animal de estimação pode sofrer uma insolação, nos casos das raças como o buldog ou o pug, que têm dificuldades respiratórias, poucos minutos nestas condições podem conduzi-los à morte. Durante esta estação jamais deixe o seu cachorro no carro, nem por um breve momento.

2

Se sair para passear, correr ou se exercitar com o seu cachorro, deve ajudá-lo a aumentar a ingestão de água. Durante esta época, devido ao calor e ao esforço físico sob temperaturas elevadas, é mais provável que o animal se desidrate. Leve sempre consigo uma garrafa de água para o seu cachorro, e quando vir que ele começa a ficar com a língua de fora com insistência, dê-lhe um pouco de água. Deixe que ele beba até ficar satisfeito.

3

Algumas pessoas pensam que melhoram a vida do seu cão, antes da chegada do verão, cortando o seu pelo, acreditando que assim estarão mais frescos. A realidade é que o pelo ajuda o seu cachorro a proteger-se do sol, por isso ao fazer isso está a deixar a sua pele mais exposta ao sol. O melhor é cortar o pelo na primavera ou outono.

4

Se está constantemente fora com o seu cachorro, talvez seja conveniente protegê-lo do sol. O melhor é sair com ele nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde, quando o sol está menos intenso, assim evitará que queime as suas patas com o asfalto ou que o calor o afete demasiado. Mas se o plano é levá-lo a passear ou irem à praia em outro momento do dia, deverá contar com uma sombrinha ou espaço com sombra para que se resguarde e não o faça caminhar demasiado.

Dica: Acesse esse artigo e descubra as 22 praias para levar cachorro!

5

Nunca aplique protetor solar humano no animal, isto é muito perigoso para a sua saúde. Se pretende usar creme protetor para o sol, consulte o seu veterinário sobre as possíveis opções.

6

Durante as semanas de maior calor deve diminuir a quantidade de exercício que o seu cachorro faz caso seja mais velho, tenha sobrepeso ou tenha um pelo demasiado grosso. Desta forma evita que ele passe por situações extremas e que possam afetar a sua saúde.

7

E se o plano é passear pelo campo ou pela montanha, lembre-se que no verão aumenta a presença de insetos e parasitas, fazendo com que o seu cachorro esteja mais vulnerável, por isso é importante prevenir as pulgas e carrapatos aumentando os cuidados e precauções.

8

Se observa que o seu cachorro parece exausto, apático, puxando a língua para fora constantemente, se está tonto, vomita ou se cai para o chão, é importante ajudá-lo imediatamente diminuindo a temperatura do seu corpo, pois possivelmente está sendo vítima de uma insolação.

Leve-o para um sítio com sombra e aplique água abundante, preferivelmente fresca, na sua cabeça, pescoço e torso. Deixe-o beber água e não pare de lhe refrescar todo o seu corpo. Uma vez que a situação esteja um pouco mais controlada, leve o animal ao veterinário para um exame completo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do meu cachorro no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar do meu cachorro no verão

Como cuidar do meu cachorro no verão
Como cuidar do meu cachorro no verão

Voltar ao topo da página