Como cuidar dos dentes do meu cachorro

Como cuidar dos dentes do meu cachorro
Imagem: pixabay.com

Manter a higiene dental de seu cachorro é fundamental para evitar que a placa bacteriana danifique seus dentes e gere mau hálito. Não cuidar dos dentes de seu cachorro pode causar uma periodontite e inclusive doenças mais graves pela inclusão de bactérias no sangue, como artrite, infecções bacterianas nas válvulas cardíacas ou doenças nos rins. Se quer saber como cuidar dos dentes do seu cachorro e evitar, assim, o aparecimento de infecções derivadas, não perca este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Um dos aspectos fundamentais que deve ser levado em consideração caso queira manter o cuidado dos dentes de seu cachorro é a sua alimentação. Escolher a ração correta pode marcar a diferença entre uma boca saudável e outra impregnada de tártaro e placa bacteriana. Neste sentido, o ideal é preferir a comida seca, elaborada em forma de bolinhas com o tamanho adequado para obrigar seu cachorro a mastigá-la, fortalecendo seus dentes e eliminando qualquer resto de comida aderida a eles.

Imagem: gentletouchpetsitting.com
2

É altamente recomendável que você escove os dentes de seu cachorro uma vez ao dia, para eliminar os restos de comida que a ração não pôde tirar. O ideal é começar com a lavagem dental desde filhote, para que o animal se habitue o quanto antes. Caso você não o faça, e comece a praticar esta técnica de limpeza quando ele já for adulto, comprovará que a dificuldade da tarefa se multiplicou.

3

Os brinquedos feitos com borracha natural ou nylon favorecem a eliminação de tártaro acumulado nos dentes de seu cachorro. De maneira que adquira um para jogar com ele e fortaleça sua dentição. Este tipo de brinquedos foi catalogado como limpadores porque, graças à sua dura estrutura, o cachorro deve aplicar certa força ao morder, fato que permite que seus dentes se limpem.

Imagem: pixabay.com
4

Os brinquedos são importantes, sobretudo durante a etapa de filhote, pois trata-se de um momento crucial para seus dentes. Deverá ter em atenção para que ele não morda objetos como sapatos ou meias, já que poderiam causar um desgaste prematuro de seus dentes. Lembre-se que o condicionamento positivo é a chave para adestrar seu cachorro, de forma que não o castigue quando pegar um objeto que não deve, simplesmente substitua pelo correto e o premie quando ele o utilizar. É aconselhável que os primeiros brinquedos não sejam excessivamente duros. Tenha em conta que aos dois ou três meses eles têm a maioria dos dentes, mas esses são mais frágeis do que os de um cachorro adulto. O ideal é adquirir cordas que contenham também uma parte macia.

Imagem: starthermoplastics.com
5

Também existem uma série de dentífricos caninos em forma de ossos mastigáveis que favorecem o cuidado de seus dentes. É importante que sejam de qualidade e estejam aprovados pelo seu veterinário para se certificar que não dá produtos tóxicos ao seu cachorro. Lembre-se que estes tipos de cremes dentais sozinhos não evitarão o aparecimento de tártaro nos dentes de seu cachorro, devem ser complementados com a escovação diária para obter o resultado esperado.

Imagem: ciudaddemascotas.com
6

As inspeções bucais diárias são imprescindíveis para assegurar que seus dentes se encontram em perfeito estado. Para isso, deverá levantar com cuidado o lábio superior de seu cachorro e observar cada um dos seus dentes, depois faça o mesmo com a mandíbula inferior. Fixe-se se existir a presença de tártaro, sobretudo, nos caninos e molares. Depois, deverá abrir-lhe a boca para inspecionar a parte interna da dentição. Caso observe uma grande quantidade de placa bacteriana ou mau hálito, deverá ir ao seu veterinário o antes possível para realizar uma limpeza dental. Caso não faça, seu cachorro poderia perder os dentes ou chegar a ter doenças mais graves, como periodontite.

7

As raças pequenas e miniatura são mais propensas que as médias e grandes a acumular grandes quantidades de tártaro e placa bacteriana, caso não preste atenção ao cuidado de seus dentes. Por isso, é importante levar em conta todas estas recomendações e tentar cumprir todas elas se seu cachorro pertencer a estas raças. Tente adquirir uma ração seca de tamanho grande para que seu cachorro se obrigue a mastigar, e escove os dentes dele todos os dias.

Imagem: lepetcity.com
8

Sempre é aconselhável levar seu cachorro ao veterinário de forma periódica para realizar as inspeções bucais apropriadas, tanto para evitar danos em seus dentes, como para identificá-los a tempo caso já tenham ocorrido. O mais eficaz é escolher uma correta alimentação e escovar seus dentes diariamente.

Imagem: pixabay.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos dentes do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.