PARTILHAR

Como cuidar dos dentes do meu coelho 

Como cuidar dos dentes do meu coelho 

Os dentes são uma das partes do corpo mais características de um coelho. O fato do animal viver em cativeiro, como mascote, pode fazer com que não se desenvolva de forma natural, por isso, em umComo.com.br oferecemos todas as respostas à pergunta como cuidar dos dentes do meu coelho.

Também lhe pode interessar: Como deve ser a higiene do meu coelho

Desgaste

Temos de saber que os dentes do coelho, como os dentes dos humanos ou outros mascotes como cachorros ou gatos, crescem ao longo de toda a vida do animal e se desgastam. Neste ponto, devemos controlar o desgaste de seus dentes com normalidade, sem pontas nem ângulos que possam provocar feridas nos lábios ou na língua do coelho.

Crescimento

Devemos também controlar o crescimento dos dentes do nosso coelho para que ocorra para fora e não para o interior da gengiva. Se isto acontecer poderia haver infecções na boca e inclusive poderia obstruir o canal nasolacrimal. A consequência seria a queda de lágrimas dos olhos de nosso coelho ou olhos lacrimejantes.

Alinhamento

Outra questão que devemos controlar é o alinhamento correto dos dentes superiores com os inferiores. Os incisivos são os dentes que costumam sobressair dos lábios. Depois, há um espaço sem dentes que se denomina diassistema e, a seguir, estão os molares. Esta estrutura repete-se na fileira inferior e na superior.

Alimentação

Uma correta alimentação ajudará no cuidado da dentadura de nosso coelho. O mais adequado para nosso mascote é uma dieta que não tenha muitas calorias e que, por sua vez, contribua com alimentos como feno, alfalfa, verduras e erva. Veja aqui com mais detalhe como alimentar um coelho doméstico.

Unhas

Unhas muito longas podem se converter em um elemento prejudicial para os dentes de nosso coelho, já que podem estragar o esmalte ao arranhar a dentadura acidentalmente. Por isso, devemos cortá-las periodicamente.

Educar o coelho

É importante educar o nosso coelho, para que assim este nos entenda e interaja conosco. Para isso, em umComo damos-lhe alguns conselhos para educar o seu coelho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos dentes do meu coelho , recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Simone melissa Fuentes léo
Excelentes informações para cuidar do nosso coelho,obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Thais
Olá. Poderiam reforçar nesse artigo o fato de levar o coelho regularmente no veterinário, que verá se os dentes estão bons ou se precisam ser corrigidos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thais! Obrigada por essa recomendação! Continue acompanhando a nossa página :)
janaina
ola tenho um mini coelho a tres anos e agora ele esta com os dentes da frente grandes demais, esta com dificuldade de comer. o que devo fazer? tem como cortar? e ele vai sofrer?
josival neves
quais as doenças que podem afetar meu coelho e ha necessidade de vacina?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Josival, nesse link você pode encontrar as doenças mais comuns que costumam afetar os coelhos domésticos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-doencas-mais-comuns-nos-coelhos-domesticos-5428.html Obrigada pelo seu comentário e continue a visitar-nos! ;)
Como cuidar dos dentes do meu coelho 
Como cuidar dos dentes do meu coelho 

Voltar ao topo da página ↑