Como cuidar dos olhos de um Poodle

Como cuidar dos olhos de um Poodle
Imagem: usuaris.tinet.cat

O Poodle, também conhecido como Caniche, é uma das raças de cachorros mais conhecidas e apreciadas. Esta popularidade é devida ao seu caráter extremamente fiel e sua grande inteligência. Existem diferentes variedades de Poodle dependendo do seu tamanho (gigante, médio, miniatura e toy), mas todas elas podem apresentar umas manchas típicas ao redor dos olhos, na área lacrimal. Por isso, neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como cuidar dos olhos de um Poodle.

Higiene dos olhos

A higiene dos olhos e zonas adjacentes é fundamental para acabar com as clássicas manchas formadas na área lacrimal dos Poodles.

Tradicionalmente, usa-se a camomila para limpar os olhos dos cachorros (e inclusive das pessoas) mas atualmente seu uso não é aconselhável. O soro fisiológico é uma opção melhor, mas também não é o remédio ideal porque a longo prazo pode acabar ressecando o olho devido ao seu alto conteúdo de sais. O mais aconselhável é usar produtos feito especialmente para isso, chamados "limpadores oculares", disponíveis na maioria dos centros veterinários e lojas especializadas.

Uma opção caseira não muito contraproducente é limpar os olhos do Poodle com água mineral (de garrafa) e aplicar vaselina nas zonas que estão na extremidade inferior do lacrimal, onde costumam se formar as manchas das remelas, para evitar que apareçam. Se preferir esta última opção, certifique-se de que a vaselina usada não contém cânfora.

Imagem: racasdecachorro.com

Doenças dos olhos

Algumas vezes, as manchas são provocadas por um aumento das remelas ou a consistência das mesmas, causado doenças dos olhos como a conjuntivite.

Normalmente, a conjuntivite pode ser por uma alergia, por causas infecciosas (geralmente bactérias), por corpos estranhos (objetos que entram sob a pálpebra ou em outras posições) ou por um processo chamado ceratoconjuntivite seca (produção insuficiente de lágrima nos olhos).

É muito importante detectar a causa para poder escolher o tratamento adequado, por isso, se você tem observado um aumento na produção de remelas em seu Poodle ou qualquer outro problema em seus olhos, aconselhamos você a levá-lo ao veterinário. Gostaríamos de insistir neste ponto, porque no caso dos olhos a automedicação, sem um controle por parte do veterinário, pode ter consequências muito graves.

Por exemplo, se aplicar um colírio com corticoides, que poderia ser útil no caso das alergias, e o cachorro tiver uma úlcera (provocada por um corpo estranho ou uma infecção), esta úlcera teria sua cicatrização prejudicada e poderia se espalhar e aprofundar, podendo chegar inclusive a perfurar o olho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos olhos de um Poodle, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.