Como curar feridas nos gatos

Como curar feridas nos gatos

Se você tem um gato como animal de estimação, alguma vez terá que enfrentar a situação de ter que curar alguma ferida de seu felino. Tanto se seu gato for caseiro como se for dos que sai de casa para fazer alguma travessura, em algum momento pode se machucar.

Se forem feridas de pouca gravidade, com uma série de conselhos você poderá atender seu pequeno companheiro em casa, desde que tenha pronto uma caixa de primeiros socorros. Em umComo.com.br mostramos-lhe como curar feridas nos gatos.

Vai precisar de:
  • Soro fisiológico.
  • Gazes limpas.
  • Iodo diluído.
  • Pomada cicatrizante.
  • Colar elisabetano.
Passos a seguir:
1

As feridas de seu gato podem ser consequência de alguma briga, arranhões por zanzar na rua, por brincar, etc. Seja qual for o motivo, o primeiro que deve avaliar se seu gato se machucou é se é ou não grave.

Se notar que é grave, profunda e sangrando, vá ao veterinário imediatamente, não temos que correr o risco desnecessário de infecção. Uma ferida não curada adequadamente pode fazer que apareçam bactérias que infectem e compliquem a saúde de seu felino. Depois de umas 12 ou 24 horas podemos notar os primeiros sintomas de infecção.

2

Se, pelo contrário, a ferida de seu gato é pequena e pouco profunda, pode curá-lo em casa. Para isso deverá limpar a ferida de seu gato. Para a higiene correta, deve eliminar a sujeira grudada na região e comprovar que não tenha nenhum resto ou resíduo suspeito.

Uma boa forma de limpar em profundidade a região é cortar e retirar o pelo de seu gato com muito cuidado para tratar melhor a ferida. A limpeza deve ser feita com soro fisiológico, que eliminará qualquer resto de sujeira que tiver e uma gaze bem limpa com a qual tirará com delicadeza a pele seca ou restos mais resistentes.

3

Agora tem que desinfetar a ferida com iodo diluído em água e uma gaze empapada. Qualquer solução de iodo serve, mas temos sempre que misturar com água. A proporção mais ou menos apropriada para um gato seria encher um recipiente grande e pôr um pouco de iodo; o líquido deve ficar um pouco amarelado. Temos que fazer isso porque o PH humano é diferente do gato.

4

O processo de limpeza e desinfecção deve ser feito todos os dias durante pelo menos uma semana ou mais, segundo indique o veterinário. Uma forma de acelerar a cura da ferida de seu gato é usar pomadas para que o processo de cura se acelere.

A melhor maneira de aplicar esta loção é usando luvas e aplicá-la suavemente com os dedos; sempre pode ser colocada após ter desinfetado a ferida. Depois disso, deixe que a região fique bem ventilada e seque.

5

Por último, deve observar que a ferida não esteja ao alcance de seu gato. E isso se soluciona usando um colar elisabetano. Se seu felino a alcança e a lambe, atrasará o processo de cicatrização e cura, já que com sua língua arrastará a pele recém-criada. Se você lhe colocar um colar à sua medida, evitará que alcance a região ferida e se curará sem problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar feridas nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.