Como curar os ácaros nos periquitos

Como curar os ácaros nos periquitos

Os ácaros, parasitas microscópicos, são os responsáveis pela sarna, uma das doenças mais frequentes nos periquitos. De entre todos os ácaros que podem afetar estas aves, o mais comum é o denominado knemidocoptes, que provoca um tipo de doença conhecida popularmente como "sarna do bico e das patas". Caso já saiba como detectar a doença, neste artigo de umComo.com.br explicamos como curar os ácaros nos periquitos.

Remédios caseiros

Tradicionalmente, têm-se untado as lesões com óleo de parafina (ou em sua falta, de oliva) utilizando um algodão. O mais comum é usar cotonetes para as orelhas, em uma tentativa de "afogar" os ácaros e amolecer as crostas.

Em alguns casos pouco difundidos, nas fases iniciais da doença, podem ser mais ou menos eficaz, reduzindo os sintomas ou fazendo-os desaparecer completamente, geralmente durante um período não muito longo.

No entanto, os remédios caseiros, ainda que sejam relativamente inócuos para o pássaro, não são recomendados em virtude de falta de eficácia. O melhor é consultar um veterinário, de preferência, um especialista em animais exóticos.

Tratamento com acaricidas

É o tratamento prescrito por veterinários realmente eficaz para acabar com os ácaros dos periquitos. Pode ser aplicado de forma tópica sobre as lesões, mediante a aplicação de uma pomada nas áreas afetadas. Normalmente, estas pomadas costumam conter enxofre, que mata os ácaros, e compostos regeneradores da pele.

Outra opção é o tratamento conhecido como spot-on, que consiste em pôr uma gota de um inseticida específico, normalmente, ivermectina, sobre a pele da ave, como se faz com as pipetas antiparasitárias em gatos e cachorros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar os ácaros nos periquitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.