
Os ácaros, parasitas microscópicos, são os responsáveis pela sarna, uma das doenças mais frequentes nos periquitos. De entre todos os ácaros que podem afetar estas aves, o mais comum é o denominado knemidocoptes, que provoca um tipo de doença conhecida popularmente como "sarna do bico e das patas". Caso já saiba como detectar a doença, neste artigo de umComo.com.br explicamos como curar os ácaros nos periquitos.
Remédios caseiros
Tradicionalmente, têm-se untado as lesões com óleo de parafina (ou em sua falta, de oliva) utilizando um algodão. O mais comum é usar cotonetes para as orelhas, em uma tentativa de "afogar" os ácaros e amolecer as crostas.
Em alguns casos pouco difundidos, nas fases iniciais da doença, podem ser mais ou menos eficaz, reduzindo os sintomas ou fazendo-os desaparecer completamente, geralmente durante um período não muito longo.
No entanto, os remédios caseiros, ainda que sejam relativamente inócuos para o pássaro, não são recomendados em virtude de falta de eficácia. O melhor é consultar um veterinário, de preferência, um especialista em animais exóticos.
Tratamento com acaricidas
É o tratamento prescrito por veterinários realmente eficaz para acabar com os ácaros dos periquitos. Pode ser aplicado de forma tópica sobre as lesões, mediante a aplicação de uma pomada nas áreas afetadas. Normalmente, estas pomadas costumam conter enxofre, que mata os ácaros, e compostos regeneradores da pele.
Outra opção é o tratamento conhecido como spot-on, que consiste em pôr uma gota de um inseticida específico, normalmente, ivermectina, sobre a pele da ave, como se faz com as pipetas antiparasitárias em gatos e cachorros.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar os ácaros nos periquitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.