Partilhar

Como dar banho ao meu cachorro pela primeira vez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Um novo animal de estimação é sempre um motivo de alegria e uma desculpa perfeita para brincar e divertirmo-nos, mas os cachorros também precisam de atenção e uma das coisas que mais perguntam os donos é como e quando dar banho ao meu cachorro pela primeira vez. Em umComo.com.br damos-lhe toda a informação que necessita sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como dar banho ao meu cachorro sem água
Passos a seguir:
1

O banho nos cachorros não tem uma periodicidade fixa, dependerá da atividade do animal, o quanto se suja, o odor que deita o seu pêlo, entre outros fatores. Atualmente, os veterinários recomendam fazê-lo apenas quando for necessário.

2

No caso dos cachorrinhos, a maior parte dos especialistas recomenda que antes de lhe dar banho pela primeira vez devemos esperar que este tenha o ciclo de vacinação completo, desta forma o animal estará completamente protegido e com o seu sistema fortalecido.

3

Antes de proceder ao banho comece por escovar o seu pêlo e verificar se a sua pele se encontra em bom estado, sem feridas, caroços ou rastos de pulgas e carraças. Deste modo, irá certificar-se que o seu cachorro está saudável.

4

Lembre-se que a experiência do banho é nova para o animal, por isso deve ser muito carinhoso, cuidadoso e especialmente paciente para que se torne o mais agradável possível. Se o seu cachorro for pequeno pode colocá-la numa banheira, bacia ou recipiente, deste modo poderá controlar melhor a situação.

5

Use carícias e movimentos que o façam sentir seguro durante o banho, não se esqueça de pequenos detalhes como usar água morna, deste modo o incômodo será menor.

6

Outro aspeto importante, especialmente para cachorros de pêlo comprido, é habituá-los desde pequenos ao uso do secador. É importante que o pêlo fique bem seco para evitar irritações e fungos na sua pele, use-o sempre numa temperatura fria e a baixa velocidade, no começo o barulho pode assustá-lo, mas depois de se habituar não haverá problema.

7

Não deve dar banho aos cachorros com demasiada frequência pois ao fazê-lo eliminará a proteção natural que a sua pele produz o que poderia ser prejudicial para eles. Faça-o apenas quando for necessário. Se antes do seu cachorro estar completamente vacinado, necessitar de lhe dar um banho então recorra à opção a seco, muito mais simples que o banho regular.

8

E se o seu cachorro necessitar de um bom banho, mas se não se sentir capaz de o fazer com segurança e eficácia, então o melhor é levá-lo ao seu veterinário ou a um cabeleireiro canino para que um especialista se encarregue do processo. Se ficar com medo ou muito nervoso, pergunte se existe a possibilidade de o acompanhar durante o processo.

9

Se quiser veja também o nosso artigo sobre como dar banho ao meu cachorro sem água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar banho ao meu cachorro pela primeira vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como dar banho ao meu cachorro pela primeira vez

Voltar ao topo da página