Partilhar

Como dar banho ao meu cachorro pela primeira vez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Um novo animal de estimação é sempre um motivo de alegria e uma desculpa perfeita para brincar e divertirmo-nos, mas os cachorros também precisam de atenção e uma das coisas que mais perguntam os donos é como e quando dar banho ao meu cachorro pela primeira vez. Em umComo.com.br damos-lhe toda a informação que necessita sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como dar banho ao meu cachorro sem água
Passos a seguir:
1

O banho nos cachorros não tem uma periodicidade fixa, dependerá da atividade do animal, o quanto se suja, o odor que deita o seu pêlo, entre outros fatores. Atualmente, os veterinários recomendam fazê-lo apenas quando for necessário.

2

No caso dos cachorrinhos, a maior parte dos especialistas recomenda que antes de lhe dar banho pela primeira vez devemos esperar que este tenha o ciclo de vacinação completo, desta forma o animal estará completamente protegido e com o seu sistema fortalecido.

3

Antes de proceder ao banho comece por escovar o seu pêlo e verificar se a sua pele se encontra em bom estado, sem feridas, caroços ou rastos de pulgas e carraças. Deste modo, irá certificar-se que o seu cachorro está saudável.

4

Lembre-se que a experiência do banho é nova para o animal, por isso deve ser muito carinhoso, cuidadoso e especialmente paciente para que se torne o mais agradável possível. Se o seu cachorro for pequeno pode colocá-la numa banheira, bacia ou recipiente, deste modo poderá controlar melhor a situação.

5

Use carícias e movimentos que o façam sentir seguro durante o banho, não se esqueça de pequenos detalhes como usar água morna, deste modo o incômodo será menor.

6

Outro aspeto importante, especialmente para cachorros de pêlo comprido, é habituá-los desde pequenos ao uso do secador. É importante que o pêlo fique bem seco para evitar irritações e fungos na sua pele, use-o sempre numa temperatura fria e a baixa velocidade, no começo o barulho pode assustá-lo, mas depois de se habituar não haverá problema.

7

Não deve dar banho aos cachorros com demasiada frequência pois ao fazê-lo eliminará a proteção natural que a sua pele produz o que poderia ser prejudicial para eles. Faça-o apenas quando for necessário. Se antes do seu cachorro estar completamente vacinado, necessitar de lhe dar um banho então recorra à opção a seco, muito mais simples que o banho regular.

8

E se o seu cachorro necessitar de um bom banho, mas se não se sentir capaz de o fazer com segurança e eficácia, então o melhor é levá-lo ao seu veterinário ou a um cabeleireiro canino para que um especialista se encarregue do processo. Se ficar com medo ou muito nervoso, pergunte se existe a possibilidade de o acompanhar durante o processo.

9

Se quiser veja também o nosso artigo sobre como dar banho ao meu cachorro sem água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar banho ao meu cachorro pela primeira vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

Voltar ao topo da página