Como dar banho ao meu gato em casa

Como dar banho ao meu gato em casa

Todos nós sabemos que os gatos além de serem animais de estimação muito independentes são também muito asseados, o seu pelo não tem mau odor e limpam-se sozinhos. No entanto, é recomendável que a cada dois ou três meses dê um banho para eliminar a sujidade, restos pegajosos e qualquer outro resíduo em sua pele, para além disso é um boa oportunidade para se certificar que o seu felino está saudável e em bom estado. Esta tarefa pode ser feita em casa, mas deverá ter em conta algumas recomendações, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas chaves para que saiba como dar banho ao seu gato em casa.

Passos a seguir:
1

Se tem o seu gato desde pequeno, então habitue-o à água desde então, para que não seja algo estranho para ele, prepare um recipiente e deixe-o aproximar, familiarizar-se.

2

Existe uma ideia generalizada de que os felinos odeiam a água, a realidade é que isto é relativo, há gatos que gostam outros que não, o certo é que nós como donos podemos apenas fazer com que o banho seja o mais cômodo e rápido possível para evitar excesso de tensões.

3

Se lhe vai dar banho numa banheira utilize um tapete anti-derrapante, desta forma o animal não escorregará. Se não, use um recipiente de plástico grande que seja espaçoso e que lhe permita fazer esta tarefa.

Imagem: cachorrogato.com.br
4

Antes de lhe dar banho, escove o seu pelo para remover nós e dar carinho ao gato, acalmando-o. É muito importante que esteja calmo, pois se ambos estão nervosos poderá ocorrer um acidente.

Imagem: kittenkaboodle.com
5

Tenha à mão tudo o que precisa, o shampoo especial para gatos (nunca use produtos para cachorros ou humanos) e uma esponja para o esfregar. Prepare a água a uma temperatura morna e que seja agradável para o animal.

6

Coloque algodão nas suas orelhas, assim impedirá que a água entre nos seus ouvidos, o que poderá causar inflamações e complicações posteriores.

7

Nunca deve por o gato de repente na banheira ou recipiente, deve ir pouco a pouco, agarrá-lo no pescoço com uma mão e no corpo com a outra e colocá-lo na água lentamente. Deixe que o animal se vá habituando e mantenha-se firme, não há necessidade de ficar nervoso.

8

Molhe o gato começando sempre pelo seu corpo. A cabeça será a última coisa a molhar e a lavar. Aplique o shampoo e esfregue suavemente, como se estivesse a massajar mas de maneira a que permita também que a sujidade saia do seu pelo.

Imagem: portalpets.com.br
9

Deixe atuar o shampoo o tempo que indicar na embalagem, acariciando sempre o seu gato e fazendo-o sentir-se seguro. Aproveite esta altura para molhar pouco a pouco a sua cabeça, de seguida retire o shampoo vertendo água desde o lombo da parte de trás, certifique-se de que está livre de detritos que mais tarde poderiam causar alergias e dores.

10

Chegou a hora de secar o seu pelo, faça-o com uma toalha, mas não a esfregue sobre o pelo do animal, este movimento brusco poderá alterá-lo, pressione bem a toalha delicadamente, com suavidade e palavras carinhosas para que o seu gato se sinta seguro. Seguindo estas instruções conseguirá dar banho ao seu gato de forma simples.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar banho ao meu gato em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Dar banho a um gato é muito mais simples do que fazê-lo com um cachorro, pois o seu tamanho faz com que seja mais rápido e simples, por isso mantenha a calma.
  • Se já tentou fazê-lo e o seu animal ficou nervoso ou agressivo, então o melhor é deixar este trabalho nas mãos de profissionais.