Como dar bronca no meu cachorro

Como dar bronca no meu cachorro

Além de carinho e atenção, nossos animais de estimação também precisam de disciplina, porém a solução para conseguir que nosso cachorro se comporte sem perdermos a paciência e a pose nem sempre está ao alcance de nossas mãos. Por isso em umComo.com.br lhe damos algumas sugestões para saber como dar bronca no seu cachorro e conseguir educar de forma adequada.

Adestrar um filhote de cachorro

É muito importante que os donos compreendam que a disciplina deve ser aplicada desde que o cachorro é um filhote, deste modo poderão corrigir pouco a pouco os maus hábitos e comportamentos errados. Se esperarmos para fazê-lo quando o animal já estiver crescido será bem mais difícil fazer com que ele preste atenção e obedeça.

O momento certo

Quando se trata de dar bronca no cachorro devemos fazê-lo quando o pegamos em flagrante, não depois, pois o animal talvez não entenda o que fez de errado. Ao chamar sua atenção quando ele estiver mordendo os móveis ou fazendo xixi onde não deve, ele saberá exatamente que esse ato é inadequado.

Comportamento de repetição

Se se trata de um comportamento que ele repete com frequência e que já pegamos várias vezes fazendo, então poderá dar bronca depois que ele tiver cometido o delito pois o animal com certeza já sabe que isso não está certo, mas por algum motivo (tédio, solidão, falta de exercício, depressão, etc.) continua fazendo.

O que falar para o cachorro

A bronca deve ser com uma palavra curta, nada de sermões pois o animal não entenderá. Um "Não", firme e claro, e um gesto bastarão. Por exemplo, se o cachorro estiver mordendo a perna da mesa então deveremos dizer a ele que isso não se faz e apertar seu focinho do móvel para que ele entenda do que você está falando.

A bronca deve ser firme e realizada sempre com um tom de voz similar para que seu animal de estimação possa diferenciar quando fez algo errado ou quando será recompensado. O sistema de recompensas também é importante, quando seu cachorro se comportar bem não esqueça de premiá-lo com uma bolachinha para que ele sinta que seu bom comportamento vale a pena.

Como punir um cachorro?

Há casos extremos onde os donos decidem bater no animal para chamar sua atenção, neste aspecto você deve ser muito cuidadoso para não machucar o cachorro, e sim disciplinar. Bater não é uma solução viável e você deve aprender a disciplinar o pet de outra forma.

Disciplinar e corrigir os maus comportamentos de nosso cachorro não é uma tarefa simples, requer paciência e perseverança, mas lembre-se que ela dará seus frutos, fazendo de seu cachorro um animal de estimação disciplinado capaz de conviver em família.

Sugestão: Como chamar atenção do seu cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar bronca no meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.