Como dar um medicamento a um cachorro

Como dar um medicamento a um cachorro
Imagem: petcare.com.br

Quando o nosso animal de estimação fica doente, é normal sentir-se preocupado, não apenas em relação à sua saúde, mas também quanto à forma de administração do medicamento prescrito pelo veterinário, uma vez que os sentidos desenvolvidos do cachorro permitem-lhe detetar o medicamento escondido. Em umComo.com.br, queremos ajudá-lo com este assunto, por isso, damos-lhe algumas dicas para saber como dar um medicamento a um cachorro.

Passos a seguir:
1

É muito importante se manter tranquilo e não ficar nervoso na hora de abordar o cachorro com o medicamento. Se começar a ficar nervoso, o seu cachorro sentirá e será difícil controlá-lo.

2

Dependendo da doença de seu animal de estimação, há três formas básicas de medicamento: em comprimidos, gotas ou injeções. Quando se trata de comprimidos, aproxime-se do seu cachorro calmamente, abra a sua boca, coloque o comprimido na língua e feche-a com cuidado, mantendo-a fechada até que engula. Não o faça de forma violenta, mas sim com firmeza.

3

Outra opção é misturar o comprimido com a comida, masos animais costumam cheirar o alimento e normalmente detectam o medicamento e não comem. Você pode dar o comprimido junto com um biscoito ou algum alimento canino, por exemplo, que você usa para recompensar o seu cachorro e que possa ser ingerido em apenas uma mordida.

4

No caso dos medicamentos em gotas de ingestão oral, a situação é similar. A melhor forma de administrá-los é com uma seringa (evidentemente sem agulha). Segure a cabeça do seu cachorro, levante-a e introduza a seringa pelo lado, onde terminam os dentes e esvazie-a, de modo que o medicamento vá diretamente para a garganta.

Imagem: cachorrogato.com.br
5

Quando se trata de gotas para os olhos, a situação pode ficar difícil se o seu cachorro for muito inquieto. Leve o animal para um espaço em que possa controlá-lo. Se ele for pequeno, você pode colocá-lo em seu colo. Lembre-se de ser firme, mas não nervoso. Você deve colocar a mão em sua testa e abrir a sua pálpebra superior, e com a outra mão abrir a inferior e verter as gotas. Isto pode ser desagradável para o cachorro e certamente será difícil de administrar, portanto, deve ser feito por duas pessoas.

6

Se se tratar de algum problema de ouvido, é possível que o animal se sinta muito mal e apático. Coloque-o em seu colo, no sofá ou no chão, de modo que o ouvido a ser tratado fique ao seu alcance, com carícias mantenha o cachorro nessa posição, coloque as gotas e faça com que fique tranquilo pelo menos por um minuto nessa posição para o medicamento atuar na área afetada. Repita o processo na outra orelha, se for necessário.

7

Quando se tratar de doenças estomacais ou outras condições que fazem o seu animal de estimação vomitar, a melhor medicação é a injetável. Consulte o veterinário sobre este tratamento, considerando que, possivelmente, precisará levar o seu animal a um centro para receber injeções diariamente.

Veja mais em: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar um medicamento a um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se, apesar destas recomendações, você achar impossível fazer o seu cachorro tomar a medicação, consulte um veterinário.