Partilhar

Como dar xarope a um gato

Como dar xarope a um gato

A administração de medicamentos em gatos não é uma tarefa fácil, mas se o seu gato tem de começar um tratamento terá que aprender a forma mais simples de dar a medicação que precisa. Se para o seu gato melhorar é preciso dar-lhe algum tipo de xarope, recomendamos que continue lendo este artigo para que não tenha nenhum problema. Em umComo.com.br vamos lhe dar algumas dicas para que saiba como dar xarope a um gato.

Também lhe pode interessar: Quando dar banho a um gato
Passos a seguir:
1

Geralmente é bem mais simples dar medicamentos líquidos do que comprimidos para um gato, ainda que seja verdade que cada gato tem um nível de tolerância à administração de fármacos. Para começar tem que pensar que os xaropes têm um cheiro muito forte e terá que camuflar um pouco com um pouco de comida úmida. É uma boa recomendação para misturar com o xarope e chamará a atenção do seu gato.

Pegue em uma tigela, escolha uma comida que seja muito saborosa, coloque a dose de xarope receitada e depois cubra completamente com a comida úmida. Verá como os seus gatos se aproximarão com muita curiosidade e dividirão o recipiente.

Como dar xarope a um gato - Passo 1
2

Outra forma de dar xarope a um gato é com uma seringa de plástico se o líquido não for muito espesso pode ser um bom método para administrar esta medicação. Coloque a dose prescrita dentro da seringa (sem agulha), pegue o seu gato nos braços, segure o seu focinho e mantenha-o inclinado para cima. Não precisa de abrir a boca, bastará introduzir a ponta da seringa por um lado da boca e com cuidado ir apertando para que vá engolindo o líquido sem riscos.

Deve ter muito cuidado, porque enquanto sentir o xarope pode sentir o impulso de não querer engolir e, antes de qualquer coisa, não deve introduzir muito rápido o medicamento, porque pode ser desviado para os pulmões.

Como dar xarope a um gato - Passo 2
3

Costuma-se considerar que os líquidos são uma forma muito rápida, fácil e eficaz de dar medicamentos a gatos, mas se o fizer com pouco cuidado pode ter algum susto. De fato, o xarope costuma ser um formato que os gatos recusam com muita facilidade e, pode acontecer que, uma vez colocado o xarope na boca, comecem a regurgitar e a ficarem com uma grande quantidade de espuma na boca.

É uma reação de rejeição e desagrado extremo, nesse caso, recomenda-se diluir o xarope com um pouco de água e tentar novamente administrar-lhe a medicação com a seringa.

4

Uma última recomendação para dar um xarope ao seu gato é usar a técnica da mumificação que consiste em envolver o seu gato em uma toalha. É um truque que ajudará você a manter o seu gato quieto e inclusive mais relaxado e seguro. Tem que cobrir todo o corpo do seu gato e deixar a sua cabeça descoberta; é um método muito útil para dar todo tipo de medicamentos, incluindo um xarope. Ao tê-lo envolvido assim, evitará que faça força, arranhe você ou que escape.

Pode colocá-lo sobre uma superfície elevada para que possa agarrar com uma mão e com a outra segurar a seringa. Se não conseguir sozinho, peça ajuda para alguém para que segure o seu gato, enquanto introduz a seringa no canto da sua boca. Lembre-se que no final deve dar-lhe um bom prêmio pela sua cooperação, acaricie-o e faça com que saiba que fez bem.

Como dar xarope a um gato - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar xarope a um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como dar xarope a um gato

1 comentário
A sua avaliação:
Solange
Olá! Eu costumo colocar o xarope numa seringa, já que é um antibiótico e tem horário certo para administrar. Como ele não abre a boca, aponto a seringa em direção ao focinho dele, pois quando faço isso, ele lambe e consequentemente engole o xarope. Sempre coloco um pouco a mais do que a quantidade recomendada, pois um pouco acaba sendo desperdiçado. Tudo bem fazer assim?

Como dar xarope a um gato
1 de 4
Como dar xarope a um gato

Voltar ao topo da página