Partilhar

Como desparasitar o meu cachorro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como desparasitar o meu cachorro

Acredita que o seu cachorro possa ter parasitas? Existem alguns sinais que nos podemos indicar que o nosso melhor amigo está sofrendo desta condição. Dependendo do tipo de infecção que estiver sofrendo (interna ou externa) os sinais podem ser vômitos, diarreia, falta de apetite ou não parar de coçar o seu corpo. Em qualquer destas situações é aconselhável que comece a tarefa de desparasitação para conseguir que o cachorro se recupere e se sinta muito melhor. Por isso, de seguida em umComo vamos lhe explicar como desparasitar um cachorro explicando-lhe as formas veterinárias que há para o fazer assim como os remédios naturais que lhe ajudarão a acabar com a infecção.

Os parasitas nos cachorros

Muitos cachorros sofrem de parasitas internos ou externo e, isto é porque estes animais vivem ao nosso redor e podem acabar prejudicando a nossa saúde ou a dos nossos animais. De fato, o mais habitual é que no momento de nascer, os filhotes já estejam infetados por estes parasitas e, caso contrário, costumam pegar a primeira infecção a uma idade muito jovem provocando sintomas como vômito, diarreia, perda de apetite ou, nos casos mais graves, pode causar a morte do animal.

Por este motivo, é importante desparasitar um cachorro desde o primeiro momento e, assim protegê-lo destes agentes infecciosos que podem colocar a sua vida em risco. Para saber o calendário de vacinas terá que ir ao veterinário uma vez que será quem, dependendo das caraterísticas do animal (raça, peso, idade, etc), determinará a idade adequada para começar com a desparasitação embora, regra geral, nunca deva passar das 6 semanas de vida.

Como desparasitar o meu cachorro - Os parasitas nos cachorros

Parasitas internos

Para poder desparasitar um cachorro se estiver infetado por parasitas internos terá que consultar um veterinário, para que este lhe receite uma medicação que ajudará a combater esta infecção. O sintoma mais evidente de que o animal está passando por esta situação é o seu estado apático, sem vontade de comer, com diarreia e fraco. Todos estes sinais podem indicar que está acontecendo algo no interior do cachorro e que deve ser tratado.

Para proceder à desparasitação, existe uma infinidade de medicamentos, alguns deles em função do animal que se tenha alojado no nosso pet. Xaropes ou comprimidos, no geral, com duas tomas, são adequadas para a desparasitação e o nosso veterinário de confiança irá nos indicar o que é melhor para o nosso animal de estimação.

Em termos gerais deve saber que os medicamentos que são mais eficazes são os que contêm componentes como o pamoato de pirantel, o fenbendazole, o praziquantel e metronidazol. Não é necessário tê-los todos, mas pelo menos 2 deles para que a desinfecção seja eficaz e definitiva. Estes produtos são administrados via oral e é recomendável que sejam prescritos pelo veterinário.

Uma vez limpo, terá que seguir algumas regras de higiene que lhe ajudarão a que o seu cachorro não volte a pegar esta infecção. Neste artigo de umComo explicamos-lhe o que deve fazer para um cachorro não ter parasitas internos.

Como desparasitar o meu cachorro - Parasitas internos

Parasitas externos

O pelo e a pele do nosso animal de estimação também podem ser infetados por parasitas. Escová-lo com frequência é uma boa fórmula para os evitar, embora seja difícil manter o nosso animal de estimação livre de parasitas, especialmente, se passar muito tempo ao ar livre.

Para conseguir desparasitar o seu cachorro deste tipo de infecção deverá usar, também, medicamentos específicos para este objetivo e que deverão ser sempre indicados por um veterinário. Entre os métodos mais comuns que existem, destacamos os seguintes:

  • Pipetas: a aplicação deste antiparasitário canino é perfeita para poder lutar contra a infecção que o está afetando na altura, assim como para ajudar a prevenir futuras infecções.
  • Coleiras antiparasitárias: atualmente também existem umas coleiras que se colocam no pescoço do animal e que contêm uma medicação que é capaz de eliminar os parasitas que vivem no seu corpo e, também prevenir a proliferação de outra infecção.
  • Injeção: dependendo do estado do cachorro, também é possível que o veterinário lhe recomende um tratamento mais eficiente e drástico: um injeção subcutânea. Com esta, consegue-se acabar de forma imediata a infecção e conseguir que o animal deixe de sentir os incômodos e desconfortos desta condição.

Deve saber que os parasitas mais comuns que costumam prejudicar a saúde do cachorro são as pulgas, os ácaros, os piolhos e os carrapatos, estes últimos são, além disso, muito perigosos porque podem chegar a contagiar o nosso animal de doenças como a piroplasmose. Por este motivo, não só deverá desparasitar o animal quando apresentar sintomas de estar infetado como também terá de o fazer para prevenir a infecção.

Neste artigo de umComo explicamos-lhe como saber se o meu cachorro tem parasitas para aprender a detetar os sintomas mais comuns tanto dos internos como dos externos. Assim, poderá socorrer o seu melhor amigo da forma mais rápida possível.

Como desparasitar o meu cachorro - Parasitas externos

Desparasitar um cachorro de forma natural

Além destes dois métodos que acabamos de lhe indicar, existem outras opções mais naturais para poder acabar com os parasitas do animal e conseguir melhorar a sua qualidade de vida. Para poder atacar de forma correta a infecção que está sofrendo, é importante que saiba de que tipo de parasita falamos, para conseguirmos assim eliminá-lo eficazmente.

  • Se o cachorro tem carrapatos

No caso da infecção ser devido a carrapatos deve saber que o vinagre de maçã é uma opção ideal para conseguir combater esta condição. Pense que o ácido que este produto contém é corrosivo para os carrapatos e conseguirá matá-los de forma eficaz.

Para fazer este remédio terá de misturar apenas 1/2 litro de água com 1/2 litro de vinagre de maçã (as quantidades devem ser sempre as mesmas). Depois terá que dar banho ao cachorro com esta mistura ou, ao invés disso, umedecer um pano e passá-lo por todas as partes do corpo do animal.

  • Se o cachorro tem pulgas

Se os parasitas que estiverem afetando o seu cachorro forem as pulgas, então a melhor forma de acabar com o problema é aplicando no seu corpo óleo de lavanda pois o aroma desta planta funciona como repelente natural destes animais. Para o fazer, terá apenas que misturar um pouco de água com este óleo e verter em um pulverizador. Pulverize o pelo do animal com esta mistura e conseguirá matar as pulgas e, além disso, deixará o animal com um odor bastante agradável.

  • Se o cachorro tem parasitas intestinais

No caso de detetar que o animal está sofrendo com parasitas internos, então terá que lhe administrar um remédio via oral para atacar diretamente a infecção estomacal e conseguir melhorar a qualidade de vida do cachorro. Neste sentido, o óleo de fígado de bacalhau é uma opção perfeita pois é rico em vitamina A, um nutriente que ajuda a eliminar os parasitas.

Para poder fazer este remédio, terá apenas que misturar este óleo com a sua comida para que o animal o ingira enquanto estiver comendo. No caso de não ter apetite, pode administrar-lhe o óleo via oral com uma seringa, introduzindo-a diretamente na boca e esperando que o engula. É uma boa forma de se certificar que o cachorro o ingeriu.

Se quiser mais truques naturais, convidamos você a consultar o nosso artigo com remédios caseiros para desparasitar cachorros.

Como desparasitar o meu cachorro - Desparasitar um cachorro de forma natural

Com que frequência devo desparasitar um cachorro

A primeira coisa que devemos saber é quando devemos começar as desparasitações do nosso cachorro. Como regra geral, antes do cachorro fazer as suas primeiras seis semanas de vida, devemos começar e fazer um reforço duas semanas mais tarde. Ao longo da sua vida, devemos realizar o processo a cada três ou quatro meses, dependendo se o cachorro tem maior ou menor risco de ser infetado, pelo fato de viver num apartamento ou, pelo contrário, num sítio com jardim, em contato com outros animais.

Estas indicações serão dadas pelo veterinário, que estabelecerá o calendário de vacinação dependendo do estilo de vida do seu pet. Se quer uma informação mais detalhada, incentivamos você a consultar o nosso artigo sobre com que frequência devo desparasitar o meu cachorro para que possa saber exatamente esta informação.

Como desparasitar o meu cachorro - Com que frequência devo desparasitar um cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desparasitar o meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se não tem a certeza de que medicamento utilizar, recorra ao seu veterinário uma vez que um parasita pode chegar a complicar muito a saúde do seu animal de estimação.

Escrever comentário sobre Como desparasitar o meu cachorro

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
jose
Alem de gata, voce é o máximo
Nuno Sérgio
Como desparazitar o meu cachorro com remédios caseiros
Marcio Roberto Laureano
Ola tenho uma cachora pitboo de 1 ano a pele dela está com muitas pelotas e carrapatos no corpo ! Posso dar evolmec nela e qual a dose que posso dar ! I pesso dela é 25 kilos
PAULA BELLA
BOM DIA TENHO DUAS LABRADORAS ADULTA, SERÁ SE POSSO APLICAR IVOMEC NELAS, QUAL A QUANTIDADE, ESTÃO CHEIAS DE CARRAPATOS...
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Paula, aqui você pode ver como usar o Ivomec em seus cachorros: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-usar-antiparasitario-ivomec-em-caes-3324.html No entanto, você não deve usar Ivomec sem antes consultar o seu veterinário. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Selma Rosemar Nascimento
Achei ótimos, os esclarecimentos; porém, mensalmente, eu faço uso de medicamentos para controle de parasitas e sempre encontro carrapato e pulga na minha cadela de 6 anos. Fico insegura, pois tenho muito receio da transmissão de doenças. Ela é bem cuidada, bem alimentada, vacinada anualmente e toma Milbemax para controle da Dirofilária. Qual o melhor e mais eficaz medicamento para controlar evitar os parasitas? Desde já, obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Selma, obrigada pelo comentário :) Experimente aplicar na sua cadela aquelas pipetas para pulgas e carrapatos que duram um mês. Eu utilizo na minha cadela, aplico uma por mês e ela fique sem pulga e carrapato. Pode utilizar por exemplo as da Frontline.
Marcelo
Olá Selma! Você pode fazer uma solução de: 1l de alcool de cereal + 200ml de vinagre branco + 80gr de cravo da Índia. Aplique com auxilio de um borrifador 10min. antes do banho, mantendo abafado com toalha, no animal e em torno do seu ambiente. Você vai perceber com o passar do tempo que não vai ter mais pulga e carrapato e ele vai ficar com cheirinho gostoso. Marcelo

Como desparasitar o meu cachorro
1 de 6
Como desparasitar o meu cachorro

Voltar ao topo da página