Como deve ser a higiene do meu coelho

Como deve ser a higiene do meu coelho

Ter um coelho como animal doméstico pode ser muito gratificante quando sabemos como conviver com ele e sabemos como cuidá-lo de forma correta. Mas ainda que saibamos estes conceitos básicos para cuidar dele, é importante ter em consideração a higiene dele. Os coelhos passam a maior parte do dia limpando-se e lambendo-se, mas há aspectos sobre sua higiene que é importante não ignorar para que o nosso pequeno amigo permaneça saudável. Por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe como deve ser a higiene do seu coelho.

O banho

O banho, a não ser que seja um coelho angorá, não é recomendável. Mas algumas vezes não há mais alternativa que dar-lhes banho para que se mantenham limpos. Lembre-se que se você decidir dar banho em seu coelho, não deveria fazê-lo mais de duas vezes por ano já que esta atividade produz neles um estresse muito grande e, além disso destrói a camada natural deles. Tenha em conta os seguintes aspectos:

  • Todo o processo do banho deve ser feito sem forçar seu coelho porque ele poderia se estressar muito. Dedique-lhe tempo e paciência.
  • Se decidir dar-lhe banho, que não seja em épocas de frio, é melhor quando fizer calor.
  • A temperatura da água deve ser morna.
  • Não molhe a cara dele para não entrar sabão nos olhos, nas orelhas, no nariz ou na boca.
  • Use um shampoo específico para coelhos ou, caso não encontre, um com ph neutro para bebês.
  • Enxague bem o sabão e seque com uma toalha até que esteja totalmente seco. Não use um secador porque ele pode se assustar e com o ar quente os olhos podem ficar irritados.
Imagem: conejosenanos.org

As unhas

As unhas dos coelhos crescem muito rápido, por isso o ideal é cortar as unhas uma vez a cada duas semanas. O cortador de unhas deve ser especial para animais, um exemplo é o cortador de unhas para gatos. É recomendável que a primeira vez seja feito pelo veterinário na sua presença, assim você aprende a fazê-lo. Mas iremos dar-lhe alguns conselhos de qualquer maneira:

  • Para cortá-las faça-o com ajuda de outra pessoa, é um momento delicado e o coelho pode se sentir incômodo e tentar fugir o tempo todo. Uma pessoa deve segurar firmemente o coelho no colo ou em cima de uma mesa e a outra cortar suas unhas.
  • Realize-o em um lugar bem iluminado para não cometer erros. Você deve cortar apenas a parte da unha e prestar muita atenção onde começa a parte da carne para não cortar esta parte que tem uma veia interior que não deve ser tocada no corte. Repare na parte esbranquiçada que é a unha e corte só um mínimo da cada unha. Respeite a forma da unha realizando o corte levemente inclinado. Se cortar mais do que o necessário, lave a ferida, tape a unha e vá ao veterinário.
Imagem: elconejo.net

A pelagem

A pelagem do seu coelho é muito importante que fique bem limpa e escovada. A escovação deve incluir todas as partes do corpo do seu coelho (cabeça, dorso, patas, barriga...). Tenha em conta diferentes aspectos:

  • Escove-o uma ou duas vezes por semana até observar que foi eliminado todo o pelo morto. Isto é muito importante para que quando o coelho se lamba não engula pelo demais, já que se acumulam em seu estômago e ao se formarem as bolas de pelo que ele não consegue expelir podem causar-lhe problemas graves.
  • Dê-lhe feno que contém fibra que permitirá digerir o pelo e expeli-lo pelas fezes.
  • Nunca corte o pelo dele, caso se trate de um coelho de pelo curto. Caso se trate de um coelho angorá e se formem nós, leve-o ao veterinário para avaliar se é necessário ou se é melhor evitá-lo.

Olhos, orelhas, pele e dentes

  • Os olhos do nosso animal de estimação podem ter remelas secas ou úmidas que não têm importância e que podem ser retiradas com uma gaze esterilizada umedecida com água ou soro. Deve ser feito com cuidado e com nossas mãos limpas, caso contrário podemos passar-lhe germes que lhe podem causar irritação ou infecções. Se você vir que os olhos dele lagrimejam ou que supuram vá imediatamente ao veterinário.
  • Limpe as orelhas do seu coelho com uma gaze umedecida e com muito cuidado já que é uma zona delicada. Se encontrar alguma anomalia ou parasitas vá ao veterinário.
  • A pele do coelho é delicada, se você vir que está escamosa ou tem parasitas nas dobras do corpo, procure um veterinário.
  • Os dentes não requerem limpeza mas crescem continuamente e deve-se controlar para que cresçam de forma correta e sem anomalias. O feno ajuda a prevenir desvios. Se você observar algo estranho vá ao veterinário.

Os órgãos sexuais

Trata-se de uma das zonas mais delicadas. Além disso, sujam com muita frequência já que estão em contato direto com os excrementos. Se seu coelho se sujar, você pode retirar os restos que se acumularem nas dobras à volta de seus órgãos sexuais e do ânus com uma lenço umedecido para bebês com muita delicadeza porque para seu coelho pode ser incômodo. Se não tiver lenços para bebês, você pode realizá-lo com uma gaze esterilizada umedecida em água morna.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deve ser a higiene do meu coelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.