Partilhar

Como é a visão dos cães

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é a visão dos cães

Quer saber como é a visão dos cães? Pois adiantamos já para você que a visão dos cães é diferente da dos humanos, está bem mais adaptada à escuridão e com um campo visual bem mais amplo. Além disso, os cães percebem menos cores e têm uma menor acuidade visual, já que a visão de um cão está preparada para ser um predador especializado. Em umComo.com.br contamos para você como é a visão dos cães.

Também lhe pode interessar: Como evitar o latido dos cães
Passos a seguir:
1

Os cães têm uma maior capacidade para ver na escuridão, em comparação com o ser humano. Esta visão noturna permite-lhes serem muito eficazes para caçar durante a noite, assim localizam suas presas com muita facilidade e podem fugir dos seus inimigos com rapidez. O cão é capaz de ver cinco vezes com mais detalhes na escuridão que as pessoas, ainda que não como os gatos, que têm uma visão noturna bem mais desenvolvida ao serem caçadores muito eficientes sozinhos.

2

Os cães veem muitos menos cores que as pessoas. Sua gama cromática é mais reduzida porque esta visão não é imprescindível para sua sobrevivência. O ser humano tem três tipos de receptores para captar a cor e cada um está especializado na percepção das cores primárias (vermelho, amarelo e azul). É a combinação destas cores que cria uma escala cromática completa.

No entanto, os cães têm uma visão dicromática, ou seja, têm uma visão com duas cores. O olho do cão tem dois receptores visuais e, ainda que não possa reproduzir toda a faixa cromática, distinguem azuis de vermelhos ou azuis de verdes. No entanto, têm problemas para diferenciar entre verdes e vermelhos.

Como é a visão dos cães - Passo 2
3

Se há algo que define a visão dos cães é sua visão tridimensional. Podem calcular melhor as distâncias e torna-se muito eficaz e rápido para caçar. Essa visão em profundidade consegue-se pela posição frontal dos olhos, o que permite uma sobreposição dos campos visuais. O cérebro do cão consegue uma visão dos objetos de duas perspectivas diferentes, assim calcula com mais exatidão as distâncias.

Apesar de ter essa visão tridimensional, os cães têm dificuldade para ver objetos próximos por isso cheiram ou tocam tudo que têm por perto, porque realmente veem borrado. Com o olfato e o tato tentam conseguir uma imagem clara e nítida do ambiente.

4

Outro aspecto importante da visão dos cachorros é que têm uma grande sensibilidade ao movimento, de fato, existem pesquisas que demonstraram que os cães podem detectar qualquer objeto ou ser em movimento até 800 metros. Outra diferença da sua forma de ver em relação à visão humana, é que a vista periférica é muito melhor, já que podem ver em um único olhar muitos mais detalhes.

Como é a visão dos cães - Passo 4
5

É importante que mantenha um cuidado exaustivo dos olhos do seu cão, pois podem desenvolver doenças como conjuntivite ou inclusive catarata. Neste artigo de umComo contamos para você como limpar os olhos de um cão para que tenha em conta todos os aspectos essenciais de sua higiene.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a visão dos cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como é a visão dos cães

O que lhe pareceu o artigo?

Como é a visão dos cães
1 de 3
Como é a visão dos cães

Voltar ao topo da página